Em uma apresentação a portas fechadas durante a Brasil Game Show 2016, mais detalhes a respeito de Metal Gear Survive foram revelados. Aproveitando-se de uma brecha no encerramento de Ground Zeroes, quando a Mother Base é destruída; eis que os destroços da construção são subitamente fisgados por uma misteriosa fenda. Como explicou André Bronzoni, gerente de marketing da Konami, este título se passa em uma linha alternativa de tempo, gerada a partir de buracos de minhoca inexplicáveis.
Mesmo neste novo universo, também chamado de submundo, todo o game se passará em torno da Mother Base – ou o que restou dela – e os soldados precisarão sobreviver contra espécies de zumbis e outras criaturas, que tentarão tomar a base a todo custo. Para se defender e contra-atacar, os personagens encontrarão armas no cenário, e poderão também construir armamentos novos. Além disso, podemos contar com animações novas e diferentes de Metal Gear Solid: Ground Zeroes, bem como mecânicas adicionais de stealth e de co-op.
Metal Gear: Survive é um spin-off da série MGS, no gênero Survival Action, e será lançado para provar que a franquia ainda segue consolidada nos consoles, como aponta Bronzoni. O título está previsto para o verão americano de 2017, e no Brasil, deve vir com legendas em português, chegando simultaneamente aos Estados Unidos.