A falta de inovação e a repetitividade de Call of Duty é uma das principais críticas com relação ao título, o que não impede que ele venda milhões a cada lançamento. A resposta da Activision para tais reclamações, em 2014, virá na forma de Advanced Warfare, game anunciado na última sexta (02) que promete modificar tudo o que sabemos fazendo uso da mais alta tecnologia.
A história passada em 2054 permite que a desenvolvedora Sledgehammer Games faça uso do que há de mais avançado em termos de combate. E é justamente aí que entra o exoesqueleto de combate utilizado pelos protagonistas, que promete dar uma nova dimensão à jogabilidade e transformar tanto o modo campanha quanto o multiplayer.
Isso vai acontecer de diversas maneiras. A veste tecnológica concede movimentos mais rápidos e ágeis a seu usuário, além de força sobrehumana e a possibilidade de permanecer invisível. Sendo assim, a desenvolvedora está investindo em verticalidade, com o uso de saltos poderosos e ganchos para escalada, além de momentos em que a furtividade, e não o tiroteio, é a lei.
Nesse futuro, balas não são a única arma. De acordo com o que fui divulgado oficialmente pela Activision, é o jogador quem escolhe se usará as metralhadoras e rifles convencionais ou uma tecnologia completamente inédita de armas baseadas em energia, que permitem “novas mecânicas de jogabilidade”.
O enredo do game se parece bastante com uma sequência de Modern Warfare 3, mas a Activision, por enquanto, não se pronunciou sobre uma relação entre os dois jogos. Em Call of Duty: Advanced Warfare, os jogadores vão controlar um soldado de uma organização militar privada, que trabalha em um mundo que tenta se reerguer após um ataque global e devastador. Se parece bastante com os atos de Makarov na franquia moderna.
A corporação fictícia Atlas Corporation é liderada por Jonathan Irons, interpretado por Kevin Spacey. É ele o responsável por um levante de seu exército privado, com o intuito de derrubar a administração dos Estados Unidos e trazer o poder para si, com o intuito de reestabelecer a ordem em um mundo destruído.
As capas do game, em suas versões para a nova geração de consoles já foram reveladas. A Activision também já falou em DLCs, que chegarão primeiro aos consoles da Microsoft devido ao acordo de exclusividade temporária que já dura alguns anos. Quem comprar antecipadamente nas lojas da rede GameStop, nos EUA, terá direito a um pacote de personalização para ser usado em Call of Duty: Ghosts. Outros brindes de pré-venda serão revelados no futuro.
Call of Duty: Advanced Warfare chega em 4 de novembro para PC, PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 3 e Xbox 360. Assista também ao trailer de anúncio do game.