Quem é fã da Capcom sabe: os novos jogos da empresa, principalmente os principais, de suas maiores franquias, demoram muito para sair. E se você acompanha as notícias, sabe que já estamos há algum tempo sem grandes games da desenvolvedora. Isso também é uma preocupação para ela, que afirma desejar reduzir o tempo de produção de suas sequências para um ano e meio, na maioria dos casos.
Pode ser uma boa ou uma má notícia, dependendo de como você enxerga-la e de como as coisas forem feitas internamente. Em comunicado aos investidores, a empresa revelou planos de criar grupos fixos com 30 desenvolvedores cada um, aumentando o número de produções simultâneas e garantindo mais coesão às equipes, que trabalhariam mais rapidamente e com maior qualidade. Quando necessário, claro, as turmas podem contratar mais gente, mas a ideia é que, na maior parte do tempo, elas permanecem com algumas dezenas de pessoas, apenas.
E o objetivo de um ano e meio de produção é apenas o começo de um ciclo, com o tempo sendo diminuído ainda mais no futuro. A Capcom não fala em anualização de franquias nem nada do tipo, mas parece estar pensando justamente nisso para o futuro próximo. Algo que, para muita gente, constitui um panorama perigoso.
Vale lembrar sempre que essa é a mesma empresa que, certa vez, empregou mais de 600 pessoas na produção de um único título e garantiu que terceirizar o desenvolvimento era o caminho, criando bombas como Resident Evil: Operation Raccoon City no processo. Agora, o caminho parece ser outro e a companhia passa por um processo de reestruturação, já tendo falado até mesmo em uma possível venda. Os resultados de todo esse esforço, porém, ainda não apareceram.