2016 é o ano em que a Ubisoft comemora seus 30 anos de vida. E como ficou um tanto quanto claro na tarde desta quinta-feira (01), a festa poderia muito bem ser em um dos países dos quais ela mais gosta, depois da França – o Brasil. Ao menos, foi isso que ela demonstrou ao fazer uma das primeiras apresentações da Brasil Game Show, no dia em que apenas a imprensa e convidados entravam na feira.
Liderando o palco, como sempre acontece nos eventos nacionais, estava Bertrand Chaverot, o simpático diretor da Ubisoft para a América Latina. E apesar de seu sotaque francês carregado, ele deixa claro que o nosso país é a segunda casa não apenas para si, mas também para a companhia que representa. “Fazemos de tudo pelo Brasil”, ele enche a boca para dizer, antes de anunciar uma série de estreias que, por mais que seja mundiais, tem aquele toque nacional.
Algumas coisas, por exemplo, já eram sabidas. Watch Dogs foi um grande sucesso por aqui, com mais de 300 mil cópias vendidas, e a expectativa é de aumentar esse número com o segundo game. South Park: A Fenda Que Abunda Força chegará por aqui totalmente dublado e com o elenco original que faz o mesmo trabalho na televisão. “O Brasil tem o melhor subtítulo já dado para um game de todos os tempos”, aponta Chaverot.
E falando em outras mídias, a BGS também serviu como palco do anúncio, finalmente, do lançamento do filme de Assassin’s Creed. Por aqui, o longa com Michael Fassbender e Mario Cotillard desembarca no dia 4 de janeiro, apenas duas semanas depois do lançamento nos Estados Unidos.
A paixão que também resulta em anúncios que levam o Brasil para o restante do mundo. Na BGS, a Ubisoft revelou que a música “Bang”, de Anitta, também estará na trilha sonora de Just Dance 2017, ao lado da já anunciada “Te Dominar”, de Daya Luz. É a primeira vez que duas artistas nacionais dão as caras ao mesmo tempo no game, e apenas a terceira vez que temos conterrâneas no título – a primeira foi Ivete Sangalo, em 2013.
Essa história, inclusive, começou em uma Brasil Game Show, quando Daya, que se diz fã do game, desafiou Diego dos Santos, o atual campeão mundial de Just Dance, para uma partida. Ela ganhou, e daí, nasceu uma parceria que, agora, resulta na música brasileira incluída na trilha sonora da versão 2017.
Além disso, o anúncio da presença de Anitta teve direito a coreografia pelo próprio Chaverot. Depois de entregar o palco para Daya Luz e seus dançarinos apresentarem em primeira mão sua coreografia, o próprio executivo arriscou alguns passos, e até que não fez feio. Sua aptidão, entretanto, parece mesmo estar mais no mundo dos negócios do que no pé de valsa.
Traduzido em números
Todo esse apoio, entretanto, nem mesmo existiria se, do outro lado, não existisse um apoio. E aqui, estamos falando de nós mesmos, os donos das carteiras. Esse suporte é sentido pela Ubisoft em vendas e colocam o Brasil, de acordo com ela, como um dos mercados mais interessantes nos quais ela atua.
O nosso país, segundo Chaverot, é o 5º maior do mundo em jogadores de Rainbow Six: Siege – são 350 mil pessoas todos os meses – um fator que não apenas motivou o DLC “Operação Skull Rain”, que traz os soldados do BOPE para o game, como também foi intensificado por ele. O executivo afirma que o interesse renovado por e-sports por aqui faz com que a plateia brasileira assistindo a campeonatos e transmissões online seja, sozinha, equivalente à soma do público nos Estados Unidos e alguns países da Europa.
O Brasil, ainda, foi escolhido para ser o primeiro país do mundo a receber o Ubi Workshop, a loja oficial da empresa que estreia em novembro, com produtos oficiais, tanto importados quanto produzidos aqui, e cuja primeira edição “física” aparece na BGS. Criada, segundo Chaverot, por uma demanda dos próprios fãs, que estavam cansados de serem taxados e pagar caro por artigos pedidos do exterior.
O próximo passo dessa jornada focada, aponta Chaverot, está em promover Steep, um jogo que, em sua concepção, ele acreditava que não se daria muito bem por aqui. Entretanto, já nas primeiras horas de BGS, ele fala sobre um visitante que pode ter mostrado a ele que a coisa até pode funcionar – a criança nunca viu neve na vida, e no game anunciado na E3, poderia ter esse tipo de contato.
Vender neve no país tropical. Taí um desafio.