A ausência de lançamentos da Capcom, que tem trazido o faturamento e os lucros da companhia para baixo já há alguns trimestres, se reflete também no mundo mobile. Mesmo com alguns títulos de sucesso nesse segmento e conversões bem feitas de jogos como os da franquia Phoenix Wright, a empresa parece ser uma das poucas a não entrarem de cabeça nesse mercado. Segundo a desenvolvedora, a ideia é esperar que os games para celulares e tablets se tornem mais avançados.
Em uma conversa com investidores, um porta-voz da empresa disse que, para seus diretores, o movimento atual no mercado mobile é o mesmo visto há 30 anos nos fliperamas. Temos um setor em franca expansão e, do outro lado, uma gigantesca quantidade de empresas lutando bravamente para ganhar uma fatia disso. É um ambiente de competitividade extrema, com o qual a Capcom diz estar aprendendo muito sem, necessariamente, estar presente nele.
A desenvolvedora afirma ser especializada em jogos para consoles, ou seja, sabe fazer uma experiência mais profunda e longa. Os games para dispositivos móveis, porém, são casuais e trazem uma diversão mais rápida, algo com o que a Capcom não está satisfeita. Agora, a companhia espera um amadurecimento do segmento e a chegada de jogos mais avançados para se tornar também uma grande player, da mesma forma que acontece com os consoles de mesa.
A expectativa da empresa é criar grandes franquias nos celulares e tablets, além de levar experiências significativas das marcas já existentes, em vez de meros minigames. O foco, aqui, é criar um catálogo robusto de games e uma biblioteca que continue dando dinheiro por anos e anos, em vez de ter um pico inicial de faturamento para, semanas depois, acabar caindo no esquecimento.
Sem grandes lançamentos nos últimos meses, a empresa trabalha com a redução de custos internos e um desenvolvimento mais otimizado para tornar seus números menos negativos. Os próximos jogos da Capcom são Resident Evil Revelations 2 e a remasterização de RE Remake, além de Deep Down. Todos têm lançamento esperado para o ano que vem.
Com informações do Siliconera.