Antes uma das maiores empresas do mercado de games, hoje uma companhia que passa por problemas e acumula críticas negativas. Essa é a história da SEGA que, nesta sexta-feira (30), anunciou um plano de reestruturação que envolve um foco maior nos jogos mobile e online para PC, além da demissão de pelo menos 300 funcionários.
As dispensas estão distribuídas entre os escritórios da SEGA ao redor do mundo, apesar da Europa ser o território menos afetado. Para facilitar o processo, a empresa está oferecendo pacotes de demissão voluntária para alguns de seus empregados em setores executivos e operacionais, em negociações que vão de 9 de fevereiro até o fim do mês de março.
Os escritórios dos Estados Unidos parecem ser os mais atingidos pelo passaralho. Por lá, pelo menos 120 pessoas devem perder seus empregos enquanto a empresa, também, deixa seu tradicional escritório na cidade de San Francisco por um local menor no sul do estado americano da Califórnia.
Enquanto se reorganiza, a SEGA quer se focar nas duas áreas onde vê a maior oportunidade de crescimento, os jogos online para PC e os títulos para celulares e tablets. É nesses dois setores que, afirma a empresa, estão os maiores lucros dos últimos períodos e a reorganização deve tornar a estrutura ainda mais voltada para tais fins.
Apesar disso, a empresa deixa claro que as mudanças não vão afetar o cronograma de jogos já anunciados ou ainda não revelados ao público. Isso inclui, por exemplo, a versão deste ano de Football Manager e Total War: Attila, bem como a produção da série animada de Sonic Boom, que está em exibição nos EUA pelo canal Cartoon Network.
O último título, inclusive, também serviu como motor para mais algumas alterações no foco da SEGA. Apesar das críticas negativas recebidas pelos jogos, o desenho animado de Sonic Boom tem apresentado bom desempenho, assim como as vendas de bonecos e outros produtos licenciados. Sendo assim, a companhia pretende concentrar-se ainda mais na venda de suas marcas para a produção de brinquedos, jogos e diversos artigos para o consumidor.
Estúdios de desenvolvimento da SEGA, como a Creative Assembly ou a Relic Entertainment, por exemplo, não devem ser afetados pelos cortes. O mesmo vale para a Sammy, subsidiária da empresa especializada em máquinas de caça-níqueis, que acaba de receber um grande investimento para continuar suas operações no Japão.
As mudanças também levaram a uma redução nas expectativas de lucro para o atual ano fiscal, que se encerra em 31 de março. A SEGA não falou em números e prometeu fazer uma apresentação no dia 12 de fevereiro para apresentar seus resultados relativos ao final do ano passado e suas previsões para o futuro.
Com informações do Eurogamer.