Em vez de se focar no lançamento maluco de jogos e no desenvolvimento de diversas franquias ao mesmo tempo, a Capcom decidiu voltar seu olhar a si mesma. Sem grandes lançamentos no ano passado, a companhia passa agora por um projeto de redução de custos e reorganização interna cujos resultados já puderam ser sentidos no último trimestre de 2014. Mesmo com vendas em queda, a empresa conseguiu garantir um pequeno lucro e, agora, aparece cada vez mais forte para retomar a velha forma neste ano.
De acordo com os dados relativos ao período entre abril e dezembro de 2014, o faturamento total foi de US$ 407 milhões, o que representa queda de 36% em relação ao mesmo período de 2013. Por outro lado, os lucros cresceram 10%, para US$ 56 milhões, um resultado totalmente relacionado ao corte nos custos e trabalhos mais enxutos e direcionados aos anseios dos fãs.
É um período de mudanças que se segue à farra registrada até o final de 2012, com terceirização de desenvolvimento de jogos e investimentos faraônicos em franquias como Resident Evil. A maioria destes esforços, porém, resultaram em games abaixo do esperado pelos fãs e, sendo assim, vendas que também ficaram aquém das expectativas. O resultado direto disso tudo foi uma redução drástica na velocidade de lançamentos e um cuidado maior com as principais franquias, gerando um vazio de novidades que começou a se encerrar no fim de 2014.
Por isso mesmo, a Capcom evitou falar em vendas de jogos em seu mais recente relatório fiscal, mas afirmou estar experimentando bons resultados com Ultra Street Fighter IV e Monster Hunter 4 Ultimate, ambos jogos que vêm tendo performances acima das expectativas. O bom desempenho veio, principalmente, nas comercializações de jogos digitais, em plataformas como o Steam, por exemplo.
A diretoria da desenvolvedora também evidenciou as mudanças em seu fluxo de produção de jogos. Para o futuro próximo, a ideia é focar em mais qualidade e menos quantidade, trabalhando ao lado de partes interessadas para reduzir os gastos – e também os riscos – envolvidos em grandes lançamentos. É isso, por exemplo, que transparece na parceria com a Sony para lançar Street Fighter V.