O Mega Drive está de volta ao Brasil e em sua forma mais clássica. A Tectoy anunciou nesta segunda-feira (31) o relançamento do console da SEGA com design original e o retorno de algumas funções bastante nostálgicas, como suporte a cartucho. Com lançamento previsto para junho de 2017, o videogame custará R$ 449, porém, quem adquiri-lo durante a pré-venda contará com um desconto de R$ 50.
A revelação foi feita após a empresa passar a última semana com uma grande contagem regressiva para uma grande novidade. E, embora muita gente já imaginasse que veríamos um relançamento do Mega Drive por aqui, os detalhes liberados pela Tectoy nesta manhã foram bastante animadores, principalmente ao confirmar que não se trata de um emulador disfarçado de console.
De acordo com a fabricante, o novo velho Mega Drive utiliza um circuito que integra componentes similares ao do produto original, o que faz com que seu funcionamento seja basicamente o mesmo do que foi apresentado no início da década de 1990. A diferença, contudo, é que o novo modelo traz entrada para cartão SD, que trará 22 jogos pré-instalados na memória. E, embora não diga isso explicitamente, a própria Tectoy confirmou que os jogadores poderão inserir outros jogos via ROMs, ainda que não garanta o seu devido funcionamento.
Os jogos presentes são:
- Alex Kidd
- Alien Storm
- Altered Beast
- Arrow Flash
- Bonanza Brothers
- Columns
- Decap Attack
- E-Swat
- Fatal Labyrinth
- Flicky
- Gain Ground
- Golden Axe
- Golden Axe 3
- Jewel Master
- Kid Chameleon
- Last Battle
- Out Runners
- Sega Soccer
- Shadow Dancer
- Shinobi 3
- Sonic 3
- Turbo Outrun
O retorno do clássico 16 bits parece ser uma resposta clara e nacional ao relançamento do NES pela Nintendo, marcado para este mês de novembro. A diferença é que, ao contrário do console da Big N, o Mega Drive não trará suporte a HDMI, se limitando a utilizar uma entrada de vídeo composto. Segundo a Tectoy, a decisão de não utilizar um formato mais atual é que acrescentar uma saída HDMI iria encarecer o produto final sem que isso representasse um aumento na resolução da imagem. O console vai manter os 320×240 pixels do modelo original.
Além disso, para quem ficou empolgado com o retorno dos cartuchos, isso não significa que eles voltarão a ser produzidos. De acordo com a empresa, isso dependeria de licenças e acordos com outras empresas, o que é um pouco complicado. Assim, quem tiver acesso às fitas lançadas nos anos 90 vai poder reaproveitá-las, embora nem todas possam funcionar corretamente. Jogos com chips especiais, como Virtua Racing e Sonic & Knuckles, por exemplo, não funcionarão.
A pré-compra pode ser feita pela loja oficial da Tectoy.