Conan Unconquered

Conan Unconquered

por Fernando Scaff Moura

Chamaram o Conan prum rolê errado

Conan Unconquered é um jogo de estratégia e sobrevivência em tempo real, ambientado no mundo d’o Bárbaro. Você pode jogar com o próprio, contratar um exercito de mercenários e sobreviver o maior tempo possível aos avanços das ondas de inimigos quanto busca por recursos para melhorar seu exército. A ideia parece ótima, mas vamos a esmiuçar em partes.

Para os fãs da série, pode parecer estranho ver o bárbaro começar um império, mas veja, isso realmente acontece em um momento da vida do velho e bronzeado cimério. Em “Conan Rei”, ele vira de fato, um rei, e acaba tendo de resolver problemas políticos com uma arma nova e completamente estranha para ele: a conversa. Daria até para sonhar em encontrar algo assim em um jogo que se propõe ser sobre o personagem, talvez não como um arco principal, mas sim um pano de fundo na narrativa de um RTS. No entanto, isso não acontece.

Conan Unconquered é mais um jogo baseado no personagem que não foi feito para fãs dos problemas cimerianos. O título está ali apenas para dizer que o jogo é sobre nada, como se Conan fosse uma carta branca para criar qualquer justificativa para violência em um mundo semi-desértico e sem árvores.

Tirando algumas frases interessantes que o protagonista fala aleatoriamente no jogo, a temática está muito mal usada. Talvez a iniciativa de um fã querendo encontrar algo interessante sobre seu personagem e mundo favoritos venha a ser a maior frustração, contudo, antes de ser um jogo sobre Conan, ainda estamos falando de um jogo de estratégia, e ser um bom título do gênero deve bastar.

Um RTS ultrapassado

O jogo lembra muito Age of Empires 2, mas com algumas mecânicas diferentes que, para alguns fãs do gênero, podem soar um pouco confusas. Os gráficos são muito parecidos também, mas isso não vem ao caso. Conan Unconquered falha em ser um bom RTS.

Conan Unconquered é um jogo ruim, feio, complicado e com gráficos de 15 anos atrás, que usa a temática na tentativa de atrair fãs desavisados.

O game é bastante duro de se interagir, e até o jogador entender a lógica de onde construir coisas, se torna jogo largamente punitivo. ExisteM lugares certos para os coletores de recursos, por exemplo, mas isso não é indicado. Durante os testes, por puro acaso ao pausar, o jogo mostrou que existiam regiões diferentes no mapa. Se não fosse isso, jamais entenderia como usar suas estruturas.

Na tentativa de simplificar a coleta e o gerenciamento de recursos, o sistema acabou ficando confuso e pouco interessante. O cenário é cimério, ou seja, poucos lugares para se coletar pedra e madeira, e errar na localização das casas coletoras acaba atrasando muito a partida.

Um “Tower Defense” inovador

Na verdade, Conan Unconquered é uma grande cilada, pois se parece mais com um Tower defense do que RTS. As partidas não são sobre conquistar território, nem mesmo atacar o inimigo, mas sim sobreviver às ondas de oponentes que surgem de todos os lados para atacar. Cabe ao jogador construir muros, soldados e evoluir o acampamento para sobreviver.

Junto a essa mecânica interessante de defender território, é possível jogar em modo cooperativo com mais um amigo. Isso realmente é algo legal e difícil de se ver nos dias de hoje, porém, ainda assim, é bastante difícil se encontrar no game e serão necessárias algumas partidas com derrotas avassaladoras para conseguir entender como tudo funciona.

Conan Unconquered é um jogo ruim, feio, complicado e que usa a temática na tentativa de atrair fãs desavisados. As únicas coisas interessantes dele não estão sendo vendidas com o game, que é a ideia de um título em que o objetivo é se defender de ondas de inimigos enquanto produz recursos, mas com gráficos de 15 anos atrás. Caso você busque um novo RTS para se entreter, vai encontrar algo mediano, mas se é fã de Conan, a decepção será grande.

O jogo foi testado em cópia cedida pela Funcom.