Depois de uma The Game Awards meio morna em termos de novidades, foi a vez da Sony fechar o ano com chave de ouro. Dando início ao PlayStation Experience, evento que ela criou no ano passado para reunir os seus fãs e apresentar alguns de seus próximos jogos, a empresa fez vários anúncios de peso e outros tantos só pra fazer volume. Foram quase duas horas de uma montanha-russa de emoções, que misturaram desde momentos absurdamente incríveis com outros bem monótonos e pouco interessantes.

E, se você tinha mais o que fazer nesse sábado além de especular se iam ou não anunciar um novo God of War ou se iriam falar algo sobre o lançamento do PlayStation VR, fique tranquilo, pois temos aqui todos os trailers e revelações feitas durante a conferência da Sony nesse PSX. E, não, eles não anunciaram um retorno do bom de guerra e muito menos falaram algo sobre data e preço do antigo Project Morpheus.

Uncharted 4: A Thief’s End

A apresentação começou já com Uncharted. Bem, é o único grande exclusivo que a empresa tem engatilhado para os próximos meses, então era óbvio que veríamos mais de Drake por aqui. E, depois de um trailer que não mostrou nada durante a TGA, a Sony trouxe uma cutscene um pouco mais e com mais detalhes sobre o enredo. Basicamente, Nathan largou a vida de explorador pra trabalhar em um escritório — até que seu irmão, Sam, aparece e leva ele de volta pra ação. Parece ser o começo do jogo, no melhor estilo jornada do herói com o chamado para a aventura.

Não mostra muita coisa, só que o jogo está muito bonito e que finalmente devemos ter algum tipo de aprofundamento nos personagens. Ao que parece, a entrada de Neil Druckmann, diretor de The Last of Us, no projeto ajudou bastante a tornar o herói mais tridimensional e menos raso. E vai ter um sistema de escolha, embora não tenha ficado claro como isso vai funcionar de verdade.

Final Fantasy VII Remake

EU NÃO TENHO PALAVRAS PARA DESCREVER ESSE TRAILER E NEM CONSIGO DEIXAR DE ESCREVER EM CAPS LOCK! MEU DEUS QUE COISA LINDA.

Bem, a Square recriou as cenas iniciais do clássico e mostrou como tudo está ficando incrível. O jogo está lindo, Cloud está bolado e o Barret está numa versão mais descolada do que aquela que vimos em Advent Children. Sério, não tem como não se empolgar com essa trilha sonora e os passeios por uma Midgard totalmente refeita. Eu esperei por esse jogo por toda a minha vida — embora já tenha dito que não.

O que mais chamou a atenção, contudo, é o sistema de combate. Não é mais por turno e parece estar bem mais próximo daquilo que a gente já viu em Final Fantasy XV e lembrou bastante o que a Square já tinha feito em Crisis Core: Final Fantasy VII. Em outras palavras, virou um Action RPG e isso é ótimo. Aliás, é possível ver em um momento que você não vai ficar preso apenas ao Cloud, podendo controlar o Barret também.

Square, você é uma maldita, mas eu te amo.

Ni no Kuni 2: Revenant Kingdom

https://www.youtube.com/watch?v=H62o4vCbt4o

O melhor anúncio dessa PlayStation Experience. O JRPG mais bonitos dos últimos anos vai ganhar uma sequência, com novos personagens e com o mesmo estilo que conquistou todo mundo. Não mostrou nada de jogabilidade, mas trouxe algumas dicas da trama.

Pelo visto, o visitante de outro mundo será um adulto ao invés de uma criança, como no primeiro jogo. Roland chega a Ding Dong Dell — uma das cidades do jogo anterior — e conhece o jovem rei Evan. A partir daí, é aquela velha jornada de todo RPG. Só esperamos que seja tão sensacional quanto o game original.

Call of Duty: Black Ops 3

Apareceu alguém falando que o PlayStation 4 é o novo lar da franquia Call of Duty, mostraram alguns tirinhos e anunciaram um tal de World League para mostrar que a ideia é fazer com que o console vire a base do e-sport do game. Ou algo assim.

Battleborn

Ninguém se importa com esse jogo, mas o Randy Pitchford apareceu pra anunciar que vai rolar uma open beta do MOBA no PS4 e que o console vai ter um personagem exclusivo, um pinguim montado em uma armadura. Pelo visto, dezembro é o mês dos animais em veículos.

Star Wars Battlefront

O jogo já saiu, então ninguém deu muita bola. Mas eles mostraram um pouco mais do modo Batalha de Jakku, que chega na terça pra galera.

Street Fighter V

Anunciaram o um personagem inédito e o último dos 16 que estarão disponíveis jpa no lançamento. Chama-se F.A.N.G, é o segundo no comando da Shadaloo e parece a Hsien-Ko de Darstalkers de um jeito mais galhofa.

O Yoshinori Ono apareceu no palco, fez piadinhas com vazamentos e revelou que Alex, Balrog, Guile, Urien, Juri e Ibuki vão estar disponíveis em DLC. O Season Pass está à venda a partir de hoje.

Day of the Tentacle Remastered

O Tim Schaffer também estava presente e, por incrível que pareça, não deu início a nenhum crowdfunding no processo. Em vez disso, mostrou como a remasterização de Day of the Tentacle está ficando linda e que o jogo chega já em março de 2016.

E, pegando todo mundo de surpresa, ele já anunciou que Full Throttle também vai ser refeito, mas não mostrou nenhuma imagem e nem nada do tipo.

Psychonauts in the Rhombus of Ruin

Ele também falou que Psychonauts 2 vai ter suporte ao PlayStation VR. Não mostrou absolutamente nada, fazendo apenas uma piada com a matéria da Time Magazine sobre realidade virtual.

Adult Swim no PS4

A Adult Swin  Games vai levar um monte de jogos para o PS4. Alguns são bem legais e outros eu até já esqueci. Destaque fica para Death’s Gambit, que parece um derivado divertido de Castlevania. O resto você confere comigo no replay.

Invisible Inc.

Não entendi muito bem qual a boa desse jogo, mas me pareceu bonito ao misturar estratégia e espionagem. Parece uma mistura de Final Fantasy Tactics com Splinter Cell.

Don’t Starve Together

O jogo já está disponível nos PCs, então a Sony só anunciou que ele está a caminho do PlayStation 4. É o mesmo jogo que eles já deram uma vez na Plus, com a diferença de que agora tem suporte a multiplayer e novos monstros, incluindo um texugo.

Dead Star

Um jogo de navinha que me lembrou muito os Ikaruga da vida. Certeza de que vai chegar de graça na PlayStation Plus em algum momento.

Zodiac: Orcanon Odyssey

Dos mesmos criadores de Final Fantasy VII e Final Fantasy Tactics, é a versão para ocnsoles de um jogo que já foi lançado para iOS antes. É bem bonito e parece bem legal, ainda que o trailer tenha sido bem genérico.

Yakuza

https://www.youtube.com/watch?v=IXAqu49B-as

Depois de os fãs pedirem muito, a SEGA vai finalmente trazer os últimos Yakuza para o Ocidente. E é pra já. Yakuza 5 chega já na próxima terça, 8 de dezembro, e Yakuza 0 vai ser lançado para PS4 qualquer dia desses.

King of the Fighters XIV

Seguindo os passos de Street Fighter V, King of Fighters XIV vai ser exclusivo do PS4 nos consoles. Não conheço muito a série pra dizer qualquer coisa, mas anunciaram que serão 50 personagens jogáveis e todos eles estão com aquela cara de anime, então acho que está tudo certo.

Brut@l

Alguém teve a ideia de pegar aqueles velhos jogos em ASCII e transformar aquilo em um game tridimensional bem violento. E a ideia parece bacana, principalmente por brincar com uma metalinguagem de um jeito bem inusitado. É mais ou menos como Tron deveria ter sido se ele não fosse da Disney.

Ni-Oh

O jogo já tinha sido mostrado na último Tokyo Game Show, mas ninguém se lembra muito bem dele. Produzido pela Team Ninja, ele é quase uma mistura de Onimusha com Dark Souls com um protagonista que parece o Geralt de The Witcher 3. Por ser dos mesmos criadores de Ninja Gaiden, parece interessante. E, por também ser da Koei Tecmo, devemos ver peitos balançando em algum momento.

Nuclear Throne

É um shooter frenético feito em pixelart que está disponível AGORA na PSN. Corre lá.

Guns up!

https://www.youtube.com/watch?v=WQohYJkXjWA

Também já está disponível na PSN e é gratuito. Parece ser um Tower Defense à moda antiga, mas com várias opções de personalização.

Fat Princess Adventures

Outro jogo que mal foi anunciado e já está disponível. Segue o mesmo estilo engraçadinho do jogo anterior e com um visual para você encantar a sua namorada. A jogabilidade me lembrou um pouco de Diablo, mas pode ter sido só impressão.

Destiny: The Taken King – Sparrow Racing League

Destiny vai entrar na dança da motinha e os guardiões vão poder perder a linha em um modo de corrida inédito que chega já no próximo dia 8 de graça para quem já tem a expansão The Taken King. COmo fizeram questão de frisar no PlayStation Experience, é um evento dentro do jogo e não um DLC.

MLB The Show 16

Aquele jogo de baseball e é isso aí, né, gente?

Hob

Um jogo de plataforma bonitinho feito pelo mesmo pessoal de Torchlight. Tem cara de ser mais um game que vai chegar pra Plus em algum momento.

Ratchet & Clank

https://www.youtube.com/watch?v=1i9SCi5iFpE

Nunca conheci ninguém que fossem fã da série, mas a Sony segue tratando o jogo como se fosse algo que todo mundo estava esperando. Chega a ser um crime perder tanto tempo com isso quando o presidente da divisão americana da empresa, Shawn Layden, aparece com uma camiseta do Crash.

Mas o jogo ta bonito e vem na carona do novo filme, sendo lançado no final do primeiro trimestre.

Paragon

A Epic Games também inventou que quer fazer um MOBA e já tinha anunciado Paragon. Então, o PlayStation Experience serviu apenas para vermos como esse jogo está ficando. Como ele usa a Unreal Engine 4, o jogo está absolutamente lindo. O único problema é que ele é tão genérico quanto qualquer outro MOBA.

PlayStation VR

A Sony não falou nada sobre a data e o preço dos seus óculos de realidade virtual, então aproveitou seu tempo para anunciar jogos para a tecnologia — e a grande maioria deles são bem ruinzinhos.

Ace Combat 7

O anúncio mais relevante relacionado ao PlayStation VR é Ace Combat 7, a icônica franquia de aviões. O trailer não mostrou como a realidade virtual vai ser usada em termos de jogabilidade, mas não é difícil imaginar quando várias outras demonstrações da tecnologia já usavam naves. Assim, os óculos vão servir para que você olhe ao seu redor sem precisar mudar o curso do seu caça.

Golem

É uma nova IP e a proposta chega a flertar com a metalinguagem. No game, uma menina controla um golem do mesmo com que você controla a garota. O trailer serviu mais para mostrar essa brincadeira do que apresentar algo das mecânicas. Parece interessante, pelo menos.

REZ Infinite VR

Quase ninguém deve se lembrar de REZ, mas o jogo vai voltar em uma versão remasterizada e voltada para o PlayStation VR. Basicamente, você vai mergulhar em um mundo bizarro enquanto sai destruindo tudo seguindo o ritmo da música. A diferença é que, com a realidade virtual, você vai sentir vertigem de verdade enquanto faz isso.

Podiam aproveitar e trazer Child of Eden, que é do mesmo criador.

Eagle Flight

A Ubisoft decidiu zoar todo mundo ao apresentar um jogo com ambientação de Assassin’s Creed, trilha sonora de Assassin’s Creed, águia de Assassin’s Creed, mas que é só um simulador de águia. E multiplayer.

Sério, Ubisoft, que diabos de ideia foi essa? Quem acordou pensando “Nossa, adoraria ser uma águia. Vou fazer um jogo sobre isso”?

The Modern Zombie Taxi Co.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=67&v=0c0kdIFijtg

Sabe a Santa Monica Studios? Sim, aquela que um dia nos trouxe God of War? Então, ela colocou suas mãos no PlaayStation VR e decidiu fazer um jogo de táxi em que você controla zumbis. É tipo uma versão morta-viva de Crazy Taxi, mas com uma física zoada como em Surgeon Simulator.

Gente, é sério: chega de zumbis e de ideias idiotas.

100ft Robot Golf

Se você assistia a Neon Genesis Evangelion e sempre se perguntava como seria ver aqueles robôs gigantes jogando golfe no meio da cidade, você não está sozinho. Alguém na Sony também imaginava isso e decidiu fazer um game baseado nessa ideia. O que esse pessoal do VR está tomando?

Job Simulator

Você passou o dia inteiro no trabalho, chega em casa e liga o video game. O que você vai jogar? Isso mesmo, um simulador de escritório! É mais um jogo dessa linha recente de simuladores, mas agora limitado ao seu ambiente de trabalho. Tudo o que você jamais quis para a sua vida.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)