As novas funções conectadas, o maior potencial gráfico e de processamento e a onipresença de comandos de voz têm o seu preço, como mostra o Conselho Nacional de Defesa dos Recursos Naturais. A ONG americana publicou estudo que mostra o aumento significativo no consumo de energia elétrica co PlayStation 4 e Xbox One, que já eram altos em seus antecessores.
Os resultados foram publicados pelo site GameSpot e mostram que, apesar do PS4 ser o aparelho que mais vai gerar peso para sua conta de luz, é o Xbox One quem mais aumentou sua fome por eletricidade. De acordo com o estudo, apenas a função de ligar o console por comando de voz, que exige que ele fique permanentemente em stand-by, utiliza 15 watts de força contínua, enquanto um PC no mesmo estado consume apenas 2.
A NRDC faz um alerta importante, mas um pouco alarmista demais. Se todos os consoles existentes hoje nos Estados Unidos fossem substituídos por aparelhos da atual geração, eles consumiriam cerca de 10 bilhões de quilowatts-hora por ano, o equivalente ao que é produzido pelas quatro maiores usinas elétricas dos EUA.
Apesar de todos os alertas, a instituição elogiou a Nintendo, única empresa entre as três avaliadas que reduziu seu consumo de energia entre gerações. Enquanto o PS4 e Xbox One, em alguns casos, dobraram a utilização de força em relação a seus antecessores, o Wii U apresenta uma necessidade 8% menor, apesar de suas melhorias de hardware.