Depois do sucesso de Crash Bandicoot N’Sane Trilogy, acredito que o pensamento de boa parte do público foi “como seria legal ter CTR nos mesmos moldes”. Graças aos deuses dos games, a Activision e a Beenox nos agraciaram com o lançamento de Crash Team Racing: Nitro-Fueled para PlayStation 4, PC, Xbox One e Nintendo Switch
O jogo original foi lançado no dia 30 de setembro de 1999 para competir contra o renomado Mario Kart. Apesar das comparações, o diferencial de CTR é, sem dúvidas, a quantidade absurda de coisas para se fazer no jogo, que garantia horas de jogatina sem ficar entediante. Há muito mais desafios que apenas correr contra o adversário. Agora, imagine todo esse conteúdo com a beleza gráfica de N’Sane Trilogy.
O resultado dessa mistura é Nitro-Fueled. A Beenox fez um trabalho incrível em trazer toda a essência do original, como as pistas, os personagens, os modos e a dificuldade alta. E se você achava a trilogia difícil, não perde por esperar, principalmente se estiver enferrujado nesse tipo de game.
O que faz Nitro-Fueled ser tão incrível quanto o original, é que a Beenox manteve o mesmo cuidado e carinho ao fazer o game que a Naughty Dog, há 20 anos.
Quem está nessa situação pode ter um pouco de dificuldade para se acostumar com os controles. Não que eles respondam mal, mas títulos de kart são raros para consoles não-Nintendo. Treinar para ativar o nitro e saltar na hora certa, além de aproveitar o que a pista oferece permite vencer, mas estamos falando de Crash: o rage foi inevitável, no mesmo nível causado pela fase Stormy Ascent, de N’Sane Trilogy.
Nitro-Fueled é muito desafiador, tanto no modo normal quanto no hard. Se não quiser passar raiva, vá para o fácil, ninguém vai te julgar, pode ficar tranquilo, porque muitos fizeram o mesmo, principalmente na Aventura, que continua tão adorável quanto o original. Lembrando que você só passará para o próximo nível quando vencer o boss em uma corrida, por isso, prepare o psicológico e a reza, pois vai precisar.
As pistas estão magníficas, cada uma delas nos dá oportunidades de irmos mais rápido, complicar a vida do adversário ou você mesmo se lascar, quando for comido por uma planta carnívora, por exemplo. Além disso, temos caixas pelo caminho que nos darão itens para nos defender ou atacar. Há meios de ganhar mais velocidade, quando coletar o mínimo de 10 wumpas fruits. A dica é: aproveitar ao máximo da pista, pois seus adversários farão isso e você não vai gostar.
Precisamos falar da quantidade de modos que temos, como Aventura, Copa, Corrida Local, Online, Capture a Bandeira, Cata-Cristal, Último Piloto, Colete as letras CTR, Corrida Contra o Tempo, Roube o Bacon (melhor nome) e muitos outros. É tanta coisa que a vida útil do jogo será bem longa, assim como no game de 1999. Os desafios semanais, premiação e novidades sempre serão anunciados por Chick e Stew, apresentadores do CTR TV.
A lista de personagens é absurda, inclusive podemos jogar com o Crash quadradão do PS1. A quantidade de karts é igualmente incrível, pois não muda só a lataria, mas também os pneus, a cor e os adesivos. Posso te garantir que vai querer correr muito para liberar o máximo de itens para personalizar seu carrinho da maneira que quiser.
Crash Team Racing é muito desafiador, tanto no modo normal quanto no hard. Se não quiser passar raiva, vá para o fácil, ninguém vai te julgar, pois muitos também farão o mesmo.
Há muita atenção aos detalhes no cenário, nos personagens e vozes. O jeito que cada um comemora, fica irritado quando perde ou é atacado, a risadinha cínica ao lançar armadilhas pela pista ou o piloto que olha para trás enquanto andamos de ré, a tristeza do segundo e terceiro colocado e, claro, a tradicional dancinha do Crash, por exemplo. Tanto a dublagem original quanto em português é magnifica, com vozes muito bem escolhidas e sincronização perfeita.
Os servidores funcionam perfeitamente, sem problemas de conexão nas partidas que testamos. Um problema de perda de saves aconteceu no lançamento, mas já foi consertado pela desenvolvedora com uma atualização.
Para aquecer o coração dos nostálgicos, você poderá escolher os controles e a trilha sonora clássica. O que faz Nitro-Fueled ser tão incrível quanto o original, é que a Beenox manteve o mesmo cuidado e carinho ao fazer o game que a Naughty Dog, há 20 anos.
Crash Team Racing Nitro Fueled é o remaster perfeito de um clássico. O game consegue agradar aos fãs mais velhos e, com certeza, vai atrair um público novo, seja amante de jogos de corrida ou que conheceram Crash na N’Sane Trilogy. A última coisa que tenho a dizer é: que venha Crash Bash!
O jogo foi analisado no PlayStation 4, em cópia cedida pela Activision.