Qual a primeira coisa que você imagina quando pensa em Dead or Alive? Isso aí que veio na sua cabeça agora está errado, de acordo com as palavras de Tomonobu Itagaki, que criticou a desenvolvedora Team Ninja por ter deixado a franquia de luta apelativa demais. As declarações duras foram feitas em entrevista ao site Orochinagi (via Event Hubs).
Itagaki tem todo o cacife para falar esse tipo de coisa, já que foi, ele mesmo, o criador da franquia. Durante os 16 anos que passou na produtora, ele foi o responsável por elaborar os títulos da série da moça lutadora e também dar o pontapé inicial na recente era de Ninja Gaiden. Sua saída do estúdio se deu em meio a uma briga judicial contra a Tecmo Koei e uma série de complicados acordos trabalhistas.
Agora, ele volta a ter a empresa no alvo, afirmando que, na tentativa de ganhar algum dinheiro com o erotismo, a desenvolvedora força a mão na sexualidade das personagens. Com isso, o game de luta em si acabou ficando em segundo plano, algo que ele diz que gostaria de ver separado e que, pessoalmente, sempre soube fazer.
Ele admite que criou a franquia para brincar com a sexualidade e, em determinados capítulos da saga, como Xtreme, por exemplo, chegou a investir bastante nisso. Apesar de ser um “pervertido”, como ele mesmo se taxou, ele diz ter conseguido deixar os dois aspectos principais dos jogos em terrenos separados. Agora, porém, “’Dead or Alive’ está um desastre”.
Além disso, ele critica a Tecmo Koei pelo investimento pesado em DLCs de roupas, mais uma tentativa de tirar dinheiro dos fãs. Em uma prática que considerou nojenta, mais uma vez, ele afirma que a empresa está se aproveitando largamente do erotismo e deixando aquilo que os fãs realmente querem de lado.