Peter Molyneux, na mesma medida que é um dos desenvolvedores mais inventivos da indústria, também é um sujeito um tanto quanto estranho, com ideias que fogem do normal. Desde 2012, ele deixou a Lionhead, a Microsoft e Fable, sua principal criação, para fundar a 22Cans, desenvolvedora independente dedicada aos jogos mobile. Desde então, fez pouco, apesar de Curiosity, o primeiro game da empresa, ter chamado a atenção justamente devido a todo o mistério que o envolveu.

Essa demora toda tem um motivo: Molyneux está tendo dificuldades para trabalhar com celulares e tablets, normalmente vistos como plataformas mais simples por desenvolvedores e jogadores. E esse problema tem a ver, entre outras coisas, com o sistema de monetização e microtransações. Para o designer, durante uma palestra no evento Apps World Europe, é incrivelmente criar um sistema ético e apropriado dessa maneira.

De acordo com o relatado pela Develop, o desenvolvedor percebeu que não é nada fácil trabalhar dessa maneira. Ele diz ter subestimado as plataformas móveis e que esse foi o maior erro de sua carreira. Para ele, técnicas simples ou agressivas de monetização nunca funcionam, e por mais que sejam lucrativas, isso não pode acontecer dificultando a vida do jogador. Tudo tem que ser legal para todos, ou então, não deve existir.

Além disso, ele criticou a pluralidade das plataformas, mesmo no iOS, um ecossistema constituído de poucos aparelhos. Molyneux afirma que Godus, seu novo jogo, precisa ser atualizado quase que semanalmente devido a novos bugs e falhas, e ele teme o que vai acontecer quando a empresa colocar as mãos no Android, um sistema operacional muitos mais complexo e com uma variedade ainda maior de aparelhos no mercado.

Por fim, Molyneux disse ainda que, ao contrário do esperado, a equipe da 22Cans percebeu que o consumo em jogos para tablets ou celulares é muito maior do que nos consoles. Segundo ele, os jogadores estavam levando seis dias para encontrar conteúdos que deveriam levar seis semanas para serem achados. Os jogos, ao contrário do que ele esperava, também precisam ser profundos aqui, em mais uma coisa que ele simplesmente não previu.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)