O que você pensa quando se fala na Crytek? Uma das maiores desenvolvedoras do mundo? E não candidata a vir acompanhada da hashtag #vaifalir, certo? Pois é exatamente isso que afirmou a revista alemã Gamestar, que cita diversos problemas de gerenciamento e vendas como as causas para uma derrocada da companhia.
Os problemas seriam extensos. Ao mesmo tempo em que mostrava uma abundância de recursos com a aquisição de franquias da THQ, como Homefront, e o lançamento de jogos free-to-play, a empresa passava por um “desenvolvimento desastroso” em Ryse: Son of Rome. O título exclusivo para Xbox One foi considerado um sucesso de vendas, mas ainda assim, não teria lucrado o suficiente para recuperar os lucros de desenvolvimento.
O resultado imediato disso, de acordo com informações do GamesIndustry International, seria o atraso de pelo menos dois meses nos pagamentos de funcionários dos escritórios da Bulgária e Reino Unido. Uma fonte do site afirma que os “urubus estão rondando” a empresa, enquanto rivais começam a sondar seus empregados em busca de contratá-los antes do iminente fim da desenvolvedora.
Além dos problemas com Ryse, o foco recente da companhia em títulos gratuitos também é citado como problemático. O lançamento de Warface e o desenvolvimento do MOBA Arena of Fate estariam consumindo dinheiro sem parar, enquanto o primeiro jogo está obtendo um certo sucesso apenas na Rússia e gera prejuízo em todos os outros territórios. A situação teria levado o co-fundador, Avni Yerli, a buscar financiamento adicional e até mesmo entrar em negociações de venda da companhia. Entre os interessados estariam a Wargaming, de World of Tanks.
Apesar de tudo isso, a Crytek negou as afirmações. Em declaração oficial ao VG24/7, um porta-vez da empresa afirma que os relatos publicados na imprensa nesta segunda (23) são apenas rumores e não refletem a situação real da empresa. O desenvolvimento de jogos como Homefront: The Revolution e Arena of Fate, por exemplo, continua normalmente, bem como o suporte à comunidade de desenvolvedores que utilizam a CryEngine.