Os primeiros sinais declarados da crise financeira na Crytek começaram a aparecer nesta quarta-feira (30). Depois do anúncio da venda da franquia Homefront para a Deep Silver, a desenvolvedora anunciou uma significativa diminuição nos funcionários de seu estúdio de produção em Austin, nos EUA, que estava trabalhando em Hunt: Horror of the Gilded Age.
Agora, a produção do game passa a ser uma responsabilidade dos escritórios de Frankfurt, na Alemanha, enquanto apenas o pessoal de suporte permanecerá com seus empregos nos Estados Unidos. Agora, a operação no país se resumirá apenas a auxiliar os interessados em desenvolver jogos licenciados usando o motor gráfico Cryengine.
Agora, os desenvolvedores que trabalham por lá tem uma decisão cujo fim parece óbvio: continuar os trabalhos em Hunt, mas na Alemanha, ou então deixar a empresa. O movimento, de acordo com a Crytek, é parte de uma reestruturação global na companhia, apesar das palavras oficiais dos representantes dela nunca terem confirmado os rumores sobre uma crise.
Os problemas financeiros da Crytek teriam se iniciado após uma desastrada transição do modelo tradicional de jogos para o de games free to play. Além disso, o fim da parceria com a Microsoft para o desenvolvimento de Ryse 2 também teria sido vista como um grande baque para a companhia.