Aproveitando-se do buzz causado pelo lançamento de Pokemon GO no mercado e da ansiedade insaciável dos fãs em tão logo desfrutar deste novo game mobile, os hackers de plantão já estão trabalhando arduamente em atingir novos alvos, através do novo game dos monstros de bolso. O aplicativo, que foi lançado inicialmente apenas para a Austrália e Nova Zelândia, já tem um malware que usa a mesma identidade visual para se passar pelo recém lançado título, se embrenhando no sistema operacional do aparelho.
O vírus aparentemente veio da Turquia, e já está circulando pelo Brasil, incluindo um código malicioso no apk do jogo, que infecta o celular. Ele começa obtendo acesso a permissões que Pokémon GO, originalmente, não teria, como a possibilidade de acesso a SMS, realização de ligações e controles relacionados às redes Wi-Fi, 3G e 4G. Esse é o caminho usual pelo qual pragas virtuais assumem o controle de dispositivos, seja para tentar roubar dados ou para continuar sua proliferação.
Em nota oficial de alerta, a PSafe, responsável pela descoberta da praga, avisa aos usuários de Android para que evitem fazer download por fontes não-oficiais e aguardem o lançamento na Play Store. Por enquanto, o sistema operacional do Google é o único a ser atingido pelo malware. Além disso, a empresa ressalta a importância de utilizar o antivírus para escanear regularmente o celular, impedindo que hackers consigam alcançar seus objetivos. Fiquem espertos!