Nesta sexta-feira (6), está sendo comemorado o aniversário de 30 anos de Tetris, um dos títulos mais clássicos da história e sinônimo de video game, ao lado de outros nomes como Pac-Man e Pong. Muito imitada, zoada e divertida, a fórmula de jogo lançada em 1984 pelo russo Alexey Pahitnov está presente até hoje por aí, recebendo novos lançamentos principalmente no mundo mobile, pelas mãos da EA.
Os números são sempre gigantescos. Foram 35 milhões de unidades vendidas apenas no Game Boy, 60 milhões na somatória dos outros consoles e mais de 425 milhões de downloads pagos ou não dos games da série que estão disponíveis para celulares e tablets. Para o criador, que admite em entrevista ao Recode não jogar muito video game, é justamente a premissa simples que permitiu que Tetris fosse popular por tanto tempo.
Para comemorar o aniversário, a Electronic Arts lançou uma grande atualização para Tetris Blitz, a mais recente versão free-to-play do título. O game ganhou visual retro e uma série de powerups inspirados no passado, mas usados com a jogabilidade de hoje.
A experiência original, porém, só pode ser conhecida no Game Boy, onde o título realmente se tornou o clássico e inspirou uma série de cópias e versões bucaneiras. Falando nisso, deixa eu procurar o meu Brick Game aqui. Parabéns Tetris!