É uma questão que tem levantado discussões moderadas, e até já foi comentada por nós em um dos gameplays recentes do NGP. O fracasso na campanha de financiamento coletivo de The Case of Charles Dexter Ward levou o desenvolvedor indie Agustin Cordes a decretar a morte do Kickstarter, colocando em xeque sua eficácia atual como mecanismo de incentivo à produção independente.
Já falamos do título aqui, pois ele é baseado na obra de H.P. Lovecraft e parecia ser até um adventure interessante, desenvolvido por um estúdio argentino. O fim mal-sucedido da campanha, porém, parece ser o indicativo de uma questão maior, pelo menos para o produtor: o mercado indie está saturado e todo mundo, agora, quer fazer games. Na mesma medida, os jogadores estão menos propensos a investirem dinheiro nessas ideias em encubação.
Mesmo com a cobertura na imprensa e a divulgação da campanha no Kickstarter, The Case of Charles Dexter Ward obteve pouco menos do que a metade do que era necessário para seu desenvolvimento. O total arrecadado foi de US$ 110,6 mil, sendo que o objetivo era de US$ 250 mil. Sendo assim, o título está cancelado e, para Cordes, todo o esforço de correr atrás de licenciar a obra de Lovecraft foi para o lixo. Ele calcula que mais de 100 mil pessoas ficaram sabendo da arrecadação, mas apenas duas mil contribuíram.
A discussão, porém, tem seu lado controverso. Como aponta matéria do Gamasutra, o desastre na arrecadação pode ter a ver também com o fato da desenvolvedora não ter cumprido algumas de suas obrigações com relação a seu projeto anterior, Asylum. O título foi financiado pelo Kickstarter e deveria ter chegado ao mercado no ano passado, mas vem sendo atrasado sucessivamente, apesar de Cordes afirmar que tudo está dentro do cronograma. Para muita gente, os possíveis apoiadores simplesmente não confiaram o suficiente na produtora para investir novamente nela.
Por outro lado, depõe a favor da fala do produtor a dificuldade da Day for Night Games, os ex-desenvolvedores de BioShock que, agora, são responsáveis por The Black Glove, de financiarem seu novo game. A iminência de um fracasso levou até mesmo o criador da franquia de tiro, Ken Levine, a demonstrar publicamente seu apoio. No momento em que esta matéria é escrita, o Kickstarter do game tem 50 horas restantes e mais de US$ 350 mil ainda não arrecadados.
O autor é um dos apoiadores de The Black Glove no Kickstarter.