Taí algo que jamais veremos saindo das mãos das grandes empresas. Após chegar ao mercado no último dia 14 de novembro, This War of Mine vem chamando cada vez mais atenção por seu enredo diferente, que conta a guerra por meio de suas vítimas. E, como todo jogo que vem ganhando tração, acabou se tornando bastante procurado no Pirate Bay, um dos principais sites de torrents do mundo.
A desenvolvedora 11 bit Studios sabe disso e, para combater a pirataria, não apostou em sistemas de DRM arrojados ou bugs engraçadinhos. Por meio de uma de suas representantes, Karol, a empresa começou a distribuiu cópias gratuitas do game pelos comentários do arquivo compartilhado, ao mesmo tempo em que tenta dar uma lição aos bucaneiros.
Na página do torrente mais acessado de This War of Mine, ela afirma estar feliz que as pessoas tenham gostado do game, um trabalho de dois anos. Por outro lado, diz saber que nem sempre é possível ter dinheiro para comprar todos os jogos, por isso, deu, de graça, dez chaves de ativação legítimas para download pelo Steam que, claro, foram usadas em poucos minutos.
A medida, porém, teve seu efeito positivo. Muitos usuários de torrent, pela mesma área de comentários, afirmaram estar desiindo de realizar o download e seguindo para fazer uma compra legítima, além de se mostrarem dispostos a divulgar o game para outras pessoas. Ao Polygon, o diretor do estúdio polonês, Pwel Miechowwki, disse que a luta contra a pirataria é sempre uma batalha perdida, mas que nem por isso dá para colocar todos os jogadores no mesmo saco e trata-los como criminosos.
Assim, a 11 bit Studios preferiu agir desta maneira, conversando com as pessoas e aproveitando para divulgar o próprio jogo. A ideia deu certo, pelo jeito. This War of Mine está disponível, por enquanto, apenas para PC.