Por um breve momento antes de seu lançamento, Basement Crawl chegou a chamar a atenção por seu estilo peculiar de arte e uma jogabilidade que lembrava um pouco a de Bomberman. Como muita coisa na vida, a chegada do jogo trouxe apenas decepção e lágrimas e garantiu ao título o recorde de título com as menores notas já obtidas no PlayStation 4, amarganto negativos 27 no Metacritic, por exemplo.
Como um estudante que leva uma bronca da progessora, porém, o desenvolvedor Marc Colhoun se dispôs a refazer o game e relança-lo com a qualidade necessária. Em entrevista ao GameSpot e representando toda a equipe da produtora Bloober Team, ele pede desculpas aos fãs e conta que o trabalho foi igualmente sofrível de ser realizado.
Segundo ele, o trabalho de “reconstrução” do game já está acontecendo, com o uso de uma nova engine. A ideia não é lançar um jogo perfeito dessa vez, mas pelo menos, recuperar a confiança dos fãs que se sentiram decepcionados com o lançamento original. Essa é uma das prioridades do Bloober Team, que está usando o feedback dos próprios jogadores para saber exatamente o que precisa de acerto.
Entre as novidades estarão novos modos de jogo e modificações na jogabilidade, bem como aprimoramentos na inteligência articial. Colhoun evitou falar demais, mas disse esperar que os jogadores, dessa vez, aprovem o game.
Para toda a equipe, concluiu ele, se trata de admitir uma derrota. Em vez de liberar um patch e corrigir apenas aquilo que é possível, a equipe preferiu seguir por um caminho incomum na indústria, que é refazer o game. A nova versão deve ser disponibilizada gratuitamente para todos que adquiriram a edição original de Basement Crawl.