Primeiro foram as lojas online, depois o preload. Agora, os desenvolvedores de jogos querem ter a possibilidade de lançar seus jogos antecipadamente aos fãs, dando a eles um olhar sobre todo o processo de produção. A Sony diz estar estudando a ideia e, agora, a Microsoft também é alvo de pedidos dos criadores.
Segundo Chris Charla, diretor do programa ID@Xbox, os pedidos de Early Access são frequentes principalmente entre os indies, que querem mostrar seus trabalhos como uma forma de garantir financiamento coletivo ou aumentar o hype até o lançamento. O executivo diz que Minecraft, que já era vendido no PC enquanto ainda estava em estado Beta, é uma grande inspiração para o que a Microsoft está pensando em fazer.
Apesar desse olhar positivo, Charla admite que é preciso cuidado com esse tipo de solução, já que a Microsoft não quer ver sua loja online cheia de jogos quebrados ou que podem nunca serem completados. Assim, a ideia é que o programa de acesso antecipado no Xbox seja, quem sabe, mais restritivo do que no Steam, contando apenas com a participação de parceiros da fabricante e propostas realmente firmes de títulos.