Devious Dungeon

Devious Dungeon

por Fernando Scaff Moura

Um rogue-like como os outros

Devious Dungeon é um rogue-like plataforma que lembra muito Rogue Legacy. Você controla um cavaleiro que precisa entrar nas masmorras de um castelo e chegar o mais longe possível, coletando dinheiro para comprar melhoramentos para seu personagem, e com eles, voltar para explorar o castelo.

Como na maioria dos jogos do gênero, o segredo está na repetição. Andar, pular, bater cada vez mais forte nos inimigos e seguir em frente. Para agilizar esse processo, em determinados andares-chaves, existe um teleporte que permite um avanço mais rápido para o final da masmorra. Como um clássico do estilo, o game apresenta poucas novidades, mas algumas merecem ser citadas, como o sistema de missões que permite focar em algo além de apenas matar monstros ou quebrar coisas para coletar dinheiro.

Ainda assim, falar de Devious Dungeon é falar de rogue-like, e o título pega os elementos básicos da fórmula e os coloca para funcionar. São cinco mundos diferentes no total, ou seja, mesmo após superar o primeiro castelo, ainda há muito mais conteúdo para ser explorado, e na medida em que se avança, monstros mais inteligentes ou habilidosos vão surgindo. Em cada fase, é preciso encontrar a chave e abrir o caminho para o teleporte, que leva o jogador ao próximo andar, onde tudo se repete.

Pelo caminho, é claro, dá para encontrar passagens secretas com itens valiosos, o que exige uma atenção a mais. Após pegar o jeito dos comandos, procurar esses segredos se torna dinâmico, assim como as batalhas contra os chefes, realmente intensas e difíceis. Novamente, o teleporte facilita a vida, e a grande graça do título está em superar tais batalhas depois de se preparar para elas.

Devious Dungeon vai agradar quem procura um rogue-like bem-feito e simples, com todos os clichês do gênero. Não há muita inovação aqui, mas o game acerta no básico.

O jogo foi testado no PC, em cópia cedida pela GrabTheGames.