Ainda não vai ser dessa vez que um título de consoles vai rodar no iOS em pé de igualdade – por mais que isso já tenha meio que sido possível em BioShock. A Electronic Arts e a DICE anunciaram uma prova de conceito na qual o sistema operacional da Apple pode rodar, com sucesso, partes “específicas” de Battlefield 4.

A notícia, nem de longe, serve como uma confirmação de que o título está sendo desenvolvido para o mundo mobile, já que a desenvolvedora fez questão de esclarecer que se trata apenas de uma demonstração. Mas, a ideia aqui é que, logo menos, a empresa possa fazer nos celulares e tablets tudo aquilo que já é possível nos consoles, colocando as duas plataformas, finalmente, em pé de igualdade.

A novidade foi parte do desenvolvimento da engine Frostbite, usada em boa parte dos games de tiro da empresa. Ela já foi usada, por exemplo, no Commander App de Battlefield 4, mas agora, a ideia era saber se ela também poderia servir como plano de fundo para jogos. O resultado foi um sucesso, mas ao mesmo tempo, está longe de funcionar perfeitamente.

DICE consegue rodar Battlefield 4 no iOS (ou quase isso)

No comunicado oficial sobre a novidade, Kristoffer Benjaminsson, que é diretor de produto da DICE, disse que o trabalho com ambientes dinâmicos e coisas acontecendo em tempo real exigiu praticamente todo o potencial do aparelho, o que praticamente inviabiliza o funcionamento de um jogo. As limitações de hardware e software ainda são um empecilho aqui, resultando na diminuição de elementos do cenário e sua complexidade.

Mas esse é um aspecto que deixará de ser um problema logo menos, levando em conta a velocidade do mercado mobile. A API Metal, da Apple, foi citada como um grande avanço nesse sentido, quase permitindo a fidelidade visual que os desenvolvedores gostariam de ver. Ainda há muito a ser feito, afirmou Benjaminsson, mas todos estão felizes com o trabalho que vem sendo realizado até agora.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)