Atualização 0h57: Uma descrição mais precisa da cena foi adicionada ao texto original.
Atualização 18h30: Uma única imagem do epílogo foi publicada pelo apresentador Geoff Keighley.
Uma cena inédita pegou de surpresa a plateia ao vivo do evento The Last of Us: One Night Live, realizado na noite desta segunda-feira (28). A surpresa não foi transmitida ao vivo pela internet, sendo presenciada apenas por quem estava no teatro onde a apresentação do texto do game aconteceu.
Escrita e apresentada pelo diretor de The Last of Us, Neil Druckmann, a nova cena se passa quatro anos após os eventos do jogo normal. Ellie está em seu quarto, na represa, ouvindo música, quando Joel entra com um presente especial para ela: um violão. Ele canta uma música – interpretada e tocada ao vivo pelo dublador Troy Baker – e diz que vai ensiná-la a tocar também.
O protagonista continua, falando sobre Esther, uma mulher que também mora no local, com quem ele está começando um relacionamento. Os dois riem de uma piada contada por Ellie, que fez com que a pretendente se divertisse: “O que é de ruim em atirar num relógio? Assim dá para matar o tempo” (do original “What’s the bad thing about eating a clock? It’s time consuming”). Ellie termina a cena dando seu primeiro acorde no violão. As informações são do NeoGAF.
O momento foi ovacionado com muitos aplausos da plateia presente. De acordo com Neil Druckmann, aquele momento, cortado do título original, serve como a despedida de Joel e Ellie e o fim da jornada da dupla, dando mais uma indicação de que, se uma sequência realmente existir, ela não vai repetir a dupla de protagonistas do primeiro jogo.
Mais do que isso, de forma a tornar a ocasião especial, Druckmann pediu que ninguém filmasse e garantiu que a cena não será lançada de forma alguma, já que nem mesmo chegou a ser produzida. Trata-se de um conceito imaginado apenas por ele, durante a escrita do roteiro, e que nunca foi nada mais do que isso, um encerramento.
Além disso, cada um dos sortudos membros da plateia saiu de lá com um steelbook especial do evento para The Last of Us: Remastered e o CD Camino, do compositor Gustavo Santaolalla.