Para muitas empresas japonesas, os últimos três anos foram de reestruturação e remanejamento, com um foco maior no mercado ocidental e a produção de blockbusters que, na cabeça dos executivos, deveriam apelar para todo tipo de público de forma a conquistarem sucesso nas vendas. Os resultados foram desastrosos e, entre todas que trabalharam dessa maneira, a Capcom e a Square Enix parecem ter sido as mais afetadas.
Aos poucos, porém, pelo menos uma delas já está se reconstruindo. Para Yosuke Matsuda, presidente da Square, o sucesso de Bravely Default fez com que ele percebesse que o melhor caminho a seguir é fazer aquilo que as empresas fazem de melhor, em vez de tentar diversificar para atingir diversas parcelas de público e acabar alienando os fãs de longa data.
É esse o objetivo da recente reestruturação pela qual a empresa japonesa está passando, após um desempenho de vendas considerado baixo de seus últimos dois grandes games, Hitman: Absolution e Tomb Raider. O último foi capaz de reverter tais resultados, enquanto o primeiro acabou patinando nas prateleiras.
Matsuda afirma que a ideia de desenvolver jogos mais globais fez com que a companhia acabasse perdendo completamente o foco. Na tentativa de criar títulos que agradassem a todos, eles não apenas deixaram de os japoneses, seu principal público, como acabaram com jogos pouco profundos e que não tinham nada de apelo às massas.
Esse foco mais genérico também foi apontado como o principal problema de Hitman: Absolution, que foi duramente criticado pelos fãs. De acordo com o presidente da Square, a grande quantidade de elementos com apelo “popular” acabou fazendo com que os fanáticos pela saga fossem esquecidos, o que resultou em baixas vendas e pouca relevância.
Agora, tudo parece estar voltando aos eixos. Matsuda chegou a falar em investir forte nos JRPGs, já que Bravely Default, mesmo exclusivo do Nintendo 3DS, mostrou que existe procura por esse tipo de game mesmo entre as plateias ocidentais. É uma mudança de direção que, com toda certeza, vai agradar aos fãs.