Pelo menos no que depender do diretor de design de Driveclub, Paul Rustchynsky, o título de corrida exclusivo para o PlayStation 4 não contará com microtransações. No Twitter, ele chamou a prática cada vez mais comum de “praga”, ao citar uma análise do game Trials Frontier. Na sequência, confirmou que o jogo da Evolution Studios não contará com esse tipo de artifício para monetização.
Even Trials has been infected by this plague http://t.co/S2rVbwb6tu "A Microtransaction Monstrosity" http://t.co/1iCAbbEc2Y
— Paul Rustchynsky (@Rushy33) April 10, 2014
A possibilidade de que Driveclub incluísse algum tipo de sistema do tipo já é antiga. Em 2013, a Sony anunciou que os assinantes da PlayStation Plus teriam acesso a uma versão gratuita do jogo, mas não exatamente como todos estão acostumados. Em vez de poderem baixar o game completamente, os jogadores poderão experimentar uma edição reduzida dele e, se curtirem a proposta, realizar a compra integral por um valor promocional.
O desenvolvimento do jogo, porém, parece estar recheado de problemas. Entre eles, estão a saída de seu diretor e diversos atrasos em seu lançamento. Só para se ter uma ideia, Driveclub deveria ser um dos jogos de lançamento do PlayStation 4 e o principal expoente de suas características sociais. Apesar da Sony afirmar que o jogo está evoluindo de maneira espetacular, nem mesmo uma data de lançamento foi confirmada ainda.