Simuladores não são exatamente jogos de corrida para todo o público. Normalmente, os títulos do gênero tentam abrir um pouco mais a porta de entrada para os jogadores ao incluir assistências e sistemas que facilitam a pilotagem, permitem reduzir a inteligência artificial e tornam mais simples os ajustes dos carros.
Não é o caso de DiRT Rally. Ao abordar mais uma vez uma das categorias mais desafiadoras e técnicas do automobilismo, a desenvolvedora Codemasters também cria aquele que é o seu título mais desafiador até agora. Nas pistas de terra, neve e barro, os fracos não têm vez, e até mesmo os melhores terão certa dificuldade em chegarem inteiros até o final.
No título, lançado primeiro para PC e apenas meses mais tarde para Xbox One e PlayStation 4, a desenvolvedora aproveita de toda sua experiência com títulos de velocidade. Quem já jogou os games da série F1 ou até mesmo conhece a abordagem mais divertida da franquia Grid pode até se sentir em casa, mas a não ser que você seja um ás do volante, nada poderia prepara-lo para o que está por vir em DiRT Rally.
No jogo, a tradição da companhia que o produziu aparece em forma de simulação. Controlar o veículo em alta velocidade, mesmo em linha reta, é um trabalho difícil. Fazer aquela curva perfeita é um desafio quando o terreno faz com que o carro não responda como deveria à redução de velocidade, enquanto virar o volante de mais ou de menos representa a diferença entre uma capotagem e um salto para a morte por um precipício, como naqueles finais de novela da Globo dos anos 90.
Daí até chegarmos nos drifts que estamos acostumados a ver os profissionais fazendo, ou estudar os circuitos para obter aquele segundo a mais ou a menos, há um longo caminho. O título não apresenta opções que facilitam a vida do jogador. Assim, o usuário depende apenas dele mesmo – e talvez, do copiloto, suas recomendações um tanto confusas para marinheiros de primeira viagem e um inexplicável, mas sensacional, sotaque francês na dublagem nacional – para não apenas vencer, mas sobreviver até o final.
Ao criar uma das melhores simulações de rally do mundo dos jogos, a Codemasters age exatamente como nas ligas profissionais da modalidade e lança um jogo que não é para todos.
Jogar com um volante é um desafio ainda maior, principalmente se você estiver utilizando um bom acessório, com sistema apurado de Force Feedback. Seja qual for sua opção de controle, entretanto, você sempre chegará ao final das provas exausto e tenso, como se tivesse efetivamente correndo em uma categoria na qual os pouco habilidosos não têm chance. E isso é bem verdade até mesmo quando se leva em conta, apenas, o espectro dos jogos de corrida da atual geração.
Ao criar uma simulação feroz da categoria, entretanto, a Codemasters se esquece do fato de que o mundo dos games não é feito apenas de gente altamente habilidosa, por mais que os jogadores hardcore tentem afirmar isso, a despeito de suas próprias capacidades. Em DiRT Rally, a empresa quase fecha a porta para os novatos. Permanecer no game depende deles, apenas, uma vez que o game em si não traz nenhum incentivo para isso.
O título, por exemplo, não permite a aplicação de quase nenhum tipo de assistência aos veículos. Temos freios ABS e controles de tração, que tornam o carro mais estável, principalmente nas curvas, mas não as tradicionais guias de direção ou ajudas de freio. Também não existem flashbacks, apenas um punitivo sistema que coloca seu carro de volta no traçado, sob a penalidade de 15 segundos preciosos.
O jogo brilha no quesito simulação, e o mesmo vale também para seu conjunto visual e sonoro.
DiRT Rally nem mesmo possui um tutorial e, para ensinar os jogadores, confia em uma série de vídeos que explicam, muitas vezes de forma bastante técnica, os termos usados pelo copiloto e o funcionamento da física nas máquinas. Sim, a sensação é de se estar no Telecurso.
A única curva ascendente do título é seu modo carreira, que começa em categorias de base e traz veículos mais modestos e pistas simples. É uma boa maneira de aprender o que fazer e como seguir em frente antes de assumir o controle de supercarros em circuitos mais desafiadores. Ainda assim, se trata de uma competição, e aqui, você já estará disputando por melhorias na equipe e máquinas melhores, além da entrada em campeonatos superiores, o que também pode acabar afastando quem não souber direito o que está fazendo.
O jogo brilha no quesito simulação, e o mesmo vale também para seu conjunto visual e sonoro. Como em alguns de seus outros títulos, o game dispensa a trilha sonora durante a corrida para que o jogador possa ouvir com bastante definição e fidelidade os sons dos carros. Quando se fala de rally, então, o áudio dos motores se mistura também ao cascalho que bate na lataria, a pedregulhos que acertam o para-brisas em sua frente e ao doído som de metal batendo contra o chão sempre que o carro capota ou colide com alguma coisa.
O mesmo vale para os gráficos, bastante fieis às condições climáticas exibidas e também aos países que pretende reproduzir. Chama a atenção, por exemplo, o comportamento da luz sobre particular de neve, água ou poeira, durante as corridas noturnas, bem como as falhas mecânicas do veículo que fazem com que faróis pisquem ou apresentem mal funcionamento após as colisões.
DiRT Rally é o game mais desafiador da Codemasters até agora. Nas pistas de terra, neve e barro, os fracos não têm vez, e até mesmo os melhores terão certa dificuldade em chegarem inteiros até o final.
Isso também se aplica aos carros em si. Se chegar ao final de uma prova já é tarefa para poucos, chegar até lá com o veículo intacto é ainda mais difícil. Por outro lado, é bastante comum que, após uma batida, você acabe sem o pneu alguns metros depois, ou sinta o volante puxando para um dos lados enquanto sua suspensão vai para o inferno. Mesmo assim, as regras permitem que você chegue ao final da corrida, mas claro, os danos podem causar prejuízo em termos de tempo e desempenho.
Ao trazer para os games um dos esportes mais desafiadores do mundo do automobilismo, a Codemasters também transformou DiRT Rally em um dos jogos mais difíceis do gênero. Temos, aqui, uma boa adição para os consoles da atual geração, que agora possuem uma oferta significativa de jogos dos mais diferentes gêneros e abordagens.
Por outro lado, jogadores casuais podem se sentir frustrados com a proposta extremamente técnica do game. Ao criar uma das melhores simulações de rally do mundo dos jogos, a Codemasters age exatamente como nas ligas profissionais da modalidade – os requisitos são altos e a categoria não é para qualquer piloto. Então, sendo assim, DiRT Rally também não se mostra como um jogo para todos.
O jogo foi testado no PlayStation 4, em cópia cedida pela Codemasters.