Quem joga games de corrida ou futebol no multiplayer sabe: os rage quitters são uma praga. Em um título focado nas características sociais como Driveclub, os estressadinhos que não sabem perder podem acabar arruinando a experiência para todos, mas a Evolution Studios diz estar pronta para lidar com eles por meio de um sistema de desafios.
A ideia é que o jogador seja recompensado mesmo sem estar na liderança, contribuindo com pontos preciosos para sua equipe de velocidade. Entre os desafios estão, por exemplo, manter uma determinada velocidade média em trechos do circuito ou realizar derrapagens de maneiras específicas. Ao completas essas missões, o usuário ganha pontos de Fama que também contam para a progressão no título.
Era sobre esses desafios que a desenvolvedora falava quando, durante a divulgação inicial de Driveclub, afirmava que chegar em primeiro nem sempre é tudo no título. A ideia é levar a competição a níveis extremos, mas garantir que ela seja divertida e acessível para todos os jogadores.
A ideia vem de experiências anteriores da Evolution Studios, mais especificamente, com Motorstorm RC. De acordo com o que contou o diretor Paul Rustchynsky no Blog oficial do PlayStation, alguns dos desafios do game de velocidade diminuta fizeram com que jogadores repetissem a mesma corrida dezenas e dezenas de vezes até que conseguissem completar todos os objetivos.
Driveclub chega às lojas em 7 de outubro nas versões integral e gratuita, com carros e pistas a menos, para assinantes da PlayStation Plus. O game é exclusivo do PlayStation 4.