Entrar no estande da Telltale na E3 para conferir Batman foi como descobrir aquela típica pequena porta de comércio onde, no fim das contas, serve-se comida saborosíssima. E que me perdoem a comparação simplista. A desenvolvedora não foi instalada nos saguões centrais como as empresas-âncora da feira, mas nos andares superiores do Los Angeles Convention Center, onde geralmente aconteciam apresentações menores e mais reservadas, em que jornalistas faziam testes de jogos sem enfrentar a atribulação do piso inferior, e entrevistavam equipes responsáveis por prestar assistência à mídia.
O espaço era pequeno, porém extremamente bem decorado e ambientado na sala de estar da elegante mansão de Bruce Wayne, um primor de cenário, com semelhança vista apenas no estande da 2K Games para Mafia III, e, ainda assim, não à altura. O cômodo à meia luz contrastava harmoniosamente com um papel de parede de cor burgundy e cortinas de shantung. No centro, um imenso móvel de mogno com um televisor exibindo “notícias de última hora” de Gotham, com coleções de livros e bibelôs de metal e porcelana distribuídos nas prateleiras, disposto frente a duas poltronas e um sofá de couro. Ao lado, um relógio de coluna Herweg, que facilmente custearia minhas passagens e hospedagem em Los Angeles, quadros retratando a família Wayne e, na melhor das recepções, um barman preparando drinks para os convidados.
Paramos aqui na Mansão Wayne para dar uma olhada em Batman da Telltale. pic.twitter.com/aflMoRA3HN
— New Game Plus (@ngameplus) 16 de junho de 2016
Tudo arranjado com esmero e em manifesto ao orgulho que a desenvolvedora demonstra do jogo. Como se não bastante, em certo momento a parede ao lado do relógio ostentação cedeu entrada para um outro cômodo, algo como a batcaverna, onde seria exibida a demo de Batman para um público de aproximadamente 25 pessoas.
Assistimos, então, a dois takes de 15 minutos cada. No primeiro, observa-se os desdobramentos de um roubo a banco em Gotham que é interrompido por Batman e tem-se, então, sequências de luta entre o Homem-Morcego e os assaltantes, que não apresentam qualquer chance de defesa àquele – apesar de o herói ser atingido por um tiro de raspão na costela. Simultaneamente, num outro recorte de cena, Bruce dialoga com Alfred Pennyworth, que se mostra preocupado com a saúde e risco sempre iminente a que seu patrão está exposto. Bruce se prepara para uma festa de gala, e não se abala com os comentários do mordomo, convicto de seu dever perante Gotham.
De volta ao banco, Selina Kyle se junta à cena do roubo para tentar obter algo precioso em um dos cofres, sendo bem sucedida após também enfrentar Batman e escapar por um triz da polícia. A sequência de embate das personagens foi central nessa primeira parte da demo, com uma disputa de força interessante entre Mulher-Gato e o protagonista.
Nos 15 minutos seguintes voltamos à mansão Wayne, e Bruce, já em terno, adentra o hall de festas onde um baile de gala é promovido para captação financeira de fins políticos em prol de Harvey Dent. São apresentados, também, a jornalista Vicki Vale e o chefe do crime Carmine Falcone, que se junta à reunião sem ter sido convidado.
O bandido pede para falar a sós com o protagonista, e o desenrolar da história neste ponto fica a cargo do jogador na escolha de falas, embora quase sempre incitando ao ódio entre ambos. Entende-se, dessa forma, que o enredo toma lugar num momento inicial em que Bruce dá vida a Batman, em que ainda não se sabe quem são os grandes vilões da série, e nem mesmo se esses têm consciência de que o são.
Os gráficos e ilustrações seguem o estilo característico Telltale, embora mais detalhados e com personagens de expressões mais ricas que o visto em jogos anteriores. A demo foi bem equilibrada entre cenas de ação e de construção de diálogo com interessantes tramas se delineando a partir da opção de diferentes declarações. Observou-se um Bruce de personalidade tão presente quanto a de Batman, sendo o verdadeiro condutor do destino do herói, ou mesmo dos possíveis vilões.
A Telltale promete lançar olhar inédito sobre o Homem-Morcego, ainda não explorado em mais de 70 anos da história desse ícone, seja em quadrinhos, cinema ou video game. Muito desk research e brainstorm de desenvolvedores e igualmente fãs foram realizados para que a empresa finalmente abraçasse a complexidade da série, e foi com genuíno entusiasmo que essa equipe apresentou o jogo na E3. Tive a oportunidade de conversar sobre com o chefe global de comunicação da Telltale, Job Stauffer, que nos relatou tudo o possível numa prévia que não negligenciasse as surpresas do jogo, e a entrevista será disponibilizada logo mais no site.
Da parte consumidora, os fãs esperam nada menos do que o melhor jogo já feito pela desenvolvedora. As expectativas são altas, e poderão ser confrontadas a partir de setembro deste ano, previsão para lançamento do primeiro dos cinco capítulos que comporão Batman – A Telltale Games Series.