O famoso e pouco claro “realinhamento” fez suas vítimas agora no estúdio de Montreal da Electronic Arts, de onde saíram títulos como Army of Two: The Devil’s Cartel e Need for Speed: Nitro, além de ofertas mobile da desenvolvedora subsidiária Rocket Squid. A informação oficial é que apenas “uma pequena quantidade” de posições foi cortada, mas relatos não confirmados indicam que pelo menos a produtora mobile foi fechada definitivamente.
Apesar das mudanças, a EA afirma que as alterações não devem alterar o calendário atual de games em desenvolvimento nem o andamento de projetos futuros. Além disso, ao GamesIndustry, disse que não comenta sobre fechamentos de produtoras ou decisões específicas relacionadas a times de produção, uma vez que se tratam de assuntos internos.
A Rocket Squid era uma subsidiária especializada em verificação de qualidade, conversão de plataformas e desenvolvimento de produto, além de lançamento de companion apps ou plataformas do tipo. Por isso, não possuía games próprios, mas sim, teria participado dos esforços de lançamento e divulgação de diversos títulos com softwares de segunda tela.
Não se sabe ao certo o total de pessoas que perderam seus empregos. Existem, ainda, rumores de que a EA estaria disposta a fechar completamente suas operações em Montreal, mas sobre isso, até o momento, também não existem informações. Isso, na verdade, se torna bastante improvável quando se leva em conta que a BioWare, um dos estúdios mais importantes da empresa, fica no local.