A mudança de pensamento da Electronic Arts em relação aos games free-to-play está prestes a fazer quatro novas vítimas. Em julho, a empresa vai encerrar o suporte a Battlefield Heroes, FIFA World, Need for Speed World e Battlefield Play4Free, títulos gratuitos que, no passado, foram vistos como grandes ofertas da companhia nesse segmento.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (15) e deu um prazo de 90 dias para que os jogadores continuem a aproveitar os títulos. Sendo assim, os servidores serão desligados em 15 de julho, quando os games deixarão de funcionar definitivamente, uma vez que dependiam de uma arquitetura online para que pudessem ser utilizados.
A EA citou mudanças no mercado como motivos para o fechamento, afirmando que a indústria – e a própria empresa – modificou sua maneira de pensar sobre títulos gratuitos. Aparentemente, a ideia agora é investir em ofertas desse tipo nos celulares e tablets, onde a terra é bastante fértil para experiências curtas e microtransações.
Enquanto isso, no PC, as coisas não parecem estar indo tão bem. Recentemente, por exemplo, a Electronic Arts cancelou dois games free-to-play que estavam a caminho dos computadores: o MOBA Dawngate, que vinha sendo testado em estágio Beta há mais de um ano, e Shadow Realms, título da BioWare que foi anunciado com a pompa de uma campanha viral para acabar morrendo no limbo do desinteresse.