Falando durante uma conferência organizada pelo site GamesBeat, o presidente da Electronic Arts, Andrew Wilson, afirmou que a criação do serviço EA Access teve como um de seus pontos principais a criação de preços baixos. Para ele, que diz estar bastante satisfeito com o sucesso da plataforma, quanto menor o valor e maiores as vantagens, mais os jogadores se sentem incentivados a pagar.
Sem poupar palavras, ele revelou um pouco da psicologia que está por trás dos US$ 5 mensais ou US$ 30 anuais cobrados na plataforma. Segundo ele, como reportado pelo Gamasutra, a ideia é fazer com que o usuário pense que está levando vantagem sobre a empresa. Afinal de contas, o valor cobrado é metade do de um jogo novo nos Estados Unidos, e garante acesso não apenas a títulos gratuitamente, mas também dá descontos em DLCs e conteúdos adicionais.
Wilson disse não ter dúvida de que os jogadores estão dispostos a se engajarem com as franquias e propostas de qualquer empresa. Por outro lado, sabe que isso depende de uma conjunção entre preço e qualidade, mas que um fator pode acabar se tornando superior a outro quando o negócio for bom o bastante.
O EA Access também está disponível no Brasil e dá acesso, por enquanto, a cinco títulos gratuitos. Além disso, a participação em testes Beta dos jogos da empresa é garantida e o usuário ainda tem direito a 10% de desconto na compra de DLCs.