Quem acompanhou as transmissões ao vivo de Bayonetta 2, jogado pelo Durval Ramos, certamente ficou um pouco confuso com a trama. E quem jogou o primeiro game da bruxa desproporcionalmente sexy pode ter entendido melhor os acontecimentos, mas certamente deixou alguma coisa passar. Pensando nisso, e seguindo a trilha do nosso review, preparamos uma linha do tempo para você entender melhor a história de Bayonetta! Não é preciso nem comentar que há spoilers massivos nesse artigo, né? Então vamos lá!

Só para vocês se localizarem: os ícones em cinza aconteceram antes dos dois jogos, enquanto os ícones em vermelho representam os eventos de Bayonetta 1, e por fim, os ícones em azul representam os eventos de Bayonetta 2.

 grayiconO Primeiro Armageddon foi um evento que ocorreu próximo à criação do universo.  Todo o catastrófico evento começou após uma batalha sem fim entre a escuridão e a luz, causando a destruição do universo como ele era anteriormente, e criando então o universo como o conhecemos no game. Foi neste momento que ocorreu a Trindade da Realidade – o termo usado para descrever o mundo do jogo.

grayicon A Trindade da Realidade (ou o mundo do jogo se preferir), foi dividido, como o nome sugere, em três partes: luz, escuridão e caos. O mundo do caos é o Mundo dos Humanos, enquanto o mundo da luz é chamado de Paradiso – o mais próximo do termo “céu” – e o mundo da escuridão é conhecido como Inferno.

Jubileus, the Creator And Queen Sheba

grayicon Os três mundos possuem seus respectivos governantes. A governante de Paradiso é Jubileus, A Criadora; que na hierarquia dos Lagunas (os anjos), é a primordial e a suprema, dotada de tamanha glória que é considerada a personificação do poder e da Vontade Divina. Não se sabe como, mas ela foi o ápice do Primeiro Armageddon, e após sua escuridão ter sido arrancada de seu corpo, sua alma foi aprisionada no reino que ela governa, Paradiso.

grayicon

 A governante de Inferno é a Rainha Sheba, que nasceu a partir da escuridão de Jubileus, e possuindo, portanto, a mesma aparência e um poder equivalente à mesma. É dito que nenhuma bruxa sozinha consegue invocar à Sheba, porque é preciso possuir um poder imenso para isso, sem contar que a bruxa que a invocou acaba morrendo no processo. O poder de suas bruxas de poderes equivalentes, no entanto, é o suficiente para invocá-la, sem sofrerem efeitos colaterais.

Aesir God of Chaos 1

 grayiconO governante do Mundo dos Humanos é chamado de Aesir, o Deus do Caos. Ele vigiava o mundo do topo de uma montanha, e através de seu poder de enxergar além da realidade, é que foi criado o mundo – a partir de seus olhos.

 grayiconAesir sentia pena dos humanos pela sua ingenuidade e falta de vontade própria, então através do poder que carregava, ele se dividiu em duas metades, Loki e Loptr; para manter o equilíbrio entre a humanidade, e assim nasceram os instintos básicos de todo ser: a bondade e a maldade, ambos guiados pelo Olho Direito da Luz e pelo Olho Esquerdo da Escuridão, respectivamente. Dividindo então seu poder, os humanos ganharam livre arbítrio. Com os Olhos do Mundo determinando o destino, os humanos podiam escolher qual caminho seguir.

Loki & Loptr

grayicon Loki herdou o Poder Soberano, que pode controlar os Olhos do Mundo, enquanto Loptr herdou o Poder Profético, que lhe concede a Memória do Tempo – um poder capaz de controlar o tempo e manter o mundo em progresso.

blueicon Todavia, Loki e Loptr são ambos compostos de boas e más virtudes, respectivamente; tudo porque a alma de Aesir começaria eventualmente a montar seu esquema para obter os Olhos de Mundo de volta e assim, reconstruir a realidade.

Lumen Sages & Umbra Witches

grayicon Enquanto isso, os chamados Sábios Lumen e as Bruxas Umbra, se aliam aos seus respectivos reinos de luz e escuridão. Formados por homens e mulheres, respectivamente, eles negociam a paz e se forçam à progressão para proteger o Mundo Dos Humanos. Cada um dos lados possui pactos com Paradiso e Inferno e podem ampliar seus poderes a partir do sol ou da lua. Eles conseguem ainda invocar anjos ou demônios menores para ajudá-los, sendo que as bruxas utilizam seus cabelos para executar tal arte.

grayicon A paz entre os dois clãs perdura por bastante tempo e ambos os lados constroem suas respectivas tecnologias. Cada clã possui ainda um tesouro, um dos Olhos do Mundo ao seu favor.

The Eyes of the World

grayicon Cada um dos Olhos do Mundo possui, ainda, o poder de ser um Orientador (Overseer) do tempo e do espaço, dando-lhes, portanto, a chance dos clãs que servem a tal poder o utilizar para intervir quando necessário na história da humanidade. Todavia, os clãs na verdade utilizam os Olhos do Mundo para proteger e vigiar o progresso do mundo.

grayicon O acordo de paz é encerrado quando, em uma cidade européia chamada Vigrid – local onde ambos os clãs das bruxas e dos sábios viveram por muito tempo –; uma bruxa Umbra chamada Rosa se apaixona por um sábio Lumen chamado Balder. Balder é inclusive, o sábio que possui a capacidade do Olho Direito da Luz em seu ser.

Rosa And Balder

grayicon Fruto do amor entre Balder e Rosa nasce a pequena Cereza, que mais tarde viria a despertar o poder do Olho Esquerdo da Escuridão em si própria.

grayicon Contudo, o ato amoroso entre o sábio e a bruxa quebra as leis entre os dois clãs, que proíbe a mistura de linhagens e a partir disto, teme o que uma criança com as habilidades de ambos os lados pode causar.

grayicon Os dois amantes são punidos, tendo Rosa sido aprisionada e Balder sido exilado. Enquanto isso, os dois clãs culpam um ao outro e uma série de conflitos entre os dois lados se inicia, causando eventualmente uma guerra que tomou toda a Europa. Os dois lados utilizaram poderes sobrenaturais para vencer – os Sábios Lumen recrutaram os Anjos de Paradiso e as Bruxas Umbra invocaram os Demônios de Inferno. A Guerra dos Clãs perdurou por anos e os sábios perderam.

Cereza

grayicon Cereza foi então acolhida pelo clã das bruxas já que nasceu mulher, mas é criada como uma ovelha negra entre as demais crianças e é proibida de aprender as artes das trevas. Ela cresce como uma menina solitária e também chorona, temendo praticamente tudo ao seu redor. A única amiga que a garotinha conquista é Jeanne, a herdeira do trono do clã Umbra.

grayicon Quando Cereza visitava sua mãe, Rosa gentilmente lhe cantava uma canção de ninar, uma versão de “Fly Me To The Moon”; e sendo assim, Cereza com freqüência era avistada dormindo do lado de fora da cela, mas ainda assim próxima à pessoa que lhe deu a luz. É inclusive Rosa que dá de presente de aniversário para Cereza um Relógio Umbra, um dos tesouros mais valiosos que a garotinha passa a carregar com ela a partir de então.

Rosa Imprisioned

redicon Apesar de Cereza ainda manter contato com sua mãe, Rosa, visitando-a na prisão; ela aparentemente também mantém contato com seu pai, Balder. É inclusive uma versão mais velha de Balder* que diz para a menina ir para as ruínas do Campo de Treinamento das Bruxas Umbra. (*Aqui é registrada a primeira interferência temporal na série.)

grayicon Anos depois (aproximadamente 20 desde o envolvimento entre Balder e Rosa); durante o ritual para herdar o trono e, portanto, a liderança do clã, Jeanne deve lutar com alguém que ela mesma aponta, e ela escolhe à Cereza, com quem vinha treinando desde que se tornaram amigas. A luta nunca teve um desfecho, apesar das duas possuírem poderes equivalentes.

Battle for the Umbran Throne

grayicon Balder, que foi o único sobrevivente do clã de sábios, é então enganado pelas forças da luz e a partir dele, inicia-se o começo do evento conhecido como Caça Às Bruxas. Ele então alerta os humanos para o perigo que as bruxas Umbra representam e ao mesmo tempo alia-se com os anjos de Paradiso para exterminar o clã das mulheres. Enquanto a caçada se estende e diversas bruxas são mortas, Balder e Rosa combinam de se encontrar na Torre do Relógio de Vigrid.

grayicon Rosa sabia do plano de seu amor e concorda em encontrar Balder e também a sua filha, mas no caminho até seu destino, a Torre do Relógio é destruída pelos Lagunas, estando Jeanne e Cereza dentro do local quando isto ocorre.

Witch Hunt

 redicon As duas sobrevivem, descendo pelos escombros da torre enquanto batalham com os anjos-soldados (esta é a cena de abertura do primeiro game).

grayicon Enquanto isto, Rosa prossegue até o santuário do Vale Crescente, e Balder também vai até lá com o intuito de conseguir salvar sua amada a tempo.

Rosa's Death

blueicon Todavia, quando Rosa e Balder se reencontram no santuário, ela é assassinada por uma força maligna nas sombras – que mais tarde é descoberto ter sido Loptr. Momentos depois de Rosa perecer nos braços de seu verdadeiro amor, pedindo a ele encarecidamente que cuide de Cereza; o jovem Balder é tragado por um portal de luz, que mais tarde descobrimos ser na verdade, uma interferência temporal. Cereza e Jeanne chegam momentos depois ao local onde Rosa jaz morta.

yellowicon Importante: aqui o tempo se difere em duas linhas temporais, com o Jovem Balder e o Velho Balder. O Velho Balder é a figura que vemos em Bayonetta 1, enquanto o Jovem Balder aparece apenas em Bayonetta 2. Lembrem-se: os pontos vermelhos referem-se ao primeiro game e os pontos azuis ao segundo jogo.

grayicon Temendo a responsabilidade de carregar o Olho Esquerdo da Escuridão, Cereza entra em pânico. Enquanto isso Jeanne, encarando a quase extinção total das bruxas e temendo que o mais precioso bem do clã Umbra caía em mãos erradas; arquiteta um plano para selar o corpo de sua amiga e assim, impedir que qualquer pessoa possa colocar suas mãos no Olho Esquerdo.

grayicon Jeanne então executa o ritual e esconde o corpo de Cereza no fundo de um lago. A bruxa de cabelos brancos sela as memórias da bruxa de cabelos pretos em uma jóia vermelha, que mais tarde, Cereza passa a carregar como parte de seu acessório, o Relógio Umbra que ganhou de sua mãe, acoplado em sua roupa próximo aos seios.

Lake Where Cereza Is Sealed

grayicon A herdeiro do clã Umbra, Jeanne, desaparece, mas é sabido que ela está viva. Desta forma, ela e Cereza tornam-se as únicas sobreviventes conhecidas do clã de Bruxas Umbra.

grayicon 500 anos depois do evento Caça As Bruxas, o Velho Balder inicia uma corporação centralizada em Vigrid, a cidade onde os ambos os lados dos sábios e das bruxas viveram por séculos anteriormente. A cada século que se passa desde a caçada às bruxas, ele coloca uma jóia azul no mercado negro chamada de “Olho Direito”, com o intuito de chamar a atenção de Cereza e fazê-la assim, ir de encontro até ele.

grayicon Em algum ponto ele captura Jeanne e manipula a mente da bruxa para fazer todo o tipo de trabalho sujo para ele.

Jeanne 1

grayicon O Olho Esquerdo é então encontrado no fundo de um lago por Antonio Redgrave, um jornalista à serviço do Velho Balder que investigava a fundo a história dos dois clãs e era obcecado por desvendar a verdade sobre a extinção de ambos os lado.

grayicon Quando o Olho Esquerdo é encontrado, Cereza é então, projetada na realidade através da jóia e, assim, surgindo diante dos olhos de Antonio. Contudo, antes que ele pudesse acordar a mulher que misteriosamente apareceu em sua frente; diversos anjos de Paradiso surgem a mando do Velho Balder e assassinam o homem.

grayicon Como os anjos se projetam no Purgatorio, eles tentam capturar a bruxa, mas ela acorda neste exato momento. Cereza ainda tenta salvar o homem que a encontrou, mas já é muito tarde, então ela apenas escapa, deixando o corpo mutilado de Antonio para trás, e traumatizando para sempre o filho dele, Luka, que assistiu a tudo escondido, próximo a uma rocha.

grayicon Purgatorio é um reino paralelo ao mundo humano, que não é tecnicamente parte da Trindade da Realidade, mas é o mais próximo do que os humanos chamam de “purgatório”. O reino em questão, Purgatorio, é usado como um plano, onde as Bruxas Umbra e os Sábios Lumen fazem contato com seus mestres, sejam estes angelicais ou infernais. O Purgatorio pode ainda ser uma camada no tecido da realidade usado para batalhas, com o intuito de não interferir ou até mesmo destruir o reino dos humanos.

grayicon Levando em conta o que é Purgatorio, é preciso ressaltar que humanos comuns não conseguem ver o que ocorre neste reino em questão, e desta forma, Luka não conseguiu enxergar os Lagunas que assassinaram seu pai. O garoto passa a culpa Cereza, a partir de então, pela morte de seu pai. Deste traumático evento em diante, Luka se dedica a continuar os estudos de seu pai sobre os dois clãs que foram extintos, e passa a perseguir Cereza, com o intuito de expor a bruxa e fazê-la pagar por seu crime.

Rodin

 rediconEnquanto isso, Cereza conhece um poderoso demônio chamado Rodin, proprietário de um bar chamado Portões do Inferno e um dos mais conhecidos negociadores de armas. Como as memórias da bruxa e também o Olho Esquerdo estão ambos selados na jóia vermelha, graças ao ritual de Jeanne; ela não sabe quem é e nem porque foi acordada. Graças às escritas que estão gravadas nas fitas vermelhas presas aos seus cabelos, Rodin passa a chamá-la a partir de então de Bayonetta.

Bayonetta 1

 redicon Ela passa os próximos vinte anos a partir de então assassinando anjos-soldados da Hierarquia dos Lagunas, cumprindo sua parte no pacto que fez com Madama Butterfly, seu demônio patrona. Caso Bayonetta não cumpra o que deve, ela será enviada ao inferno e irá sofrer por lá pela eternidade.

 rediconMadama Butterfly é um demônio poderosíssimo e é também a fonte dos poderes de Bayonetta. As Bruxas Umbra fazem pactos com este tipo de demônios para garantir forças do além e poderes incríveis. A sombra de Bayonetta é inclusive a forma de seu demônio patrona, e quando a bruxa usa seus golpes mais poderosos (as Ondas Malignas ou Wicked Waves/Umbran Climax), é possível ver os sapatos e os punhos de Madama Butterfly atingindo os inimigos.

Madama Butterfly

 rediconEnquanto mergulha nesta vida, Bayonetta também investiga seu passado. Então, um dia, Jeanne descobre sua localização e a confronta, dando pistas sobre o passado da protagonista que dá nome ao jogo.

 rediconApós receber as informações de Jeanne, o Velho Balder coloca então a jóia azul no mercado negro novamente para que Bayonetta possa saber onde encontrá-lo.

 rediconNo decorrer do primeiro jogo, Bayonetta reencontra diversas vezes com Luka, agora mais velho, mas ainda determinado a expor a bruxa. Quando Bayonetta chega às ruínas de Vigrid, a protagonista encontra ainda com ela própria, mas em forma de criança, ou seja: Cereza, uma garotinha chorona perdida que está à procura de seu pai, o mesmo que lhe disse para ela ir para as ruínas do Centro de Treinamento das Bruxas Umbra.

Luka 1

 rediconMesmo confusa, a garotinha Cereza passa a chamar Bayonetta de “Mamãe” e a segue por todos os lados a partir de então. Isto é, porque, além de Cereza ter encontrado a protagonista adormecida, cantando enquanto inconsciente a “Fly Me To The Moon”; a Bayonetta, agora crescida, ainda por cima se parece muito com sua própria mãe, Rosa.

 rediconProgressivamente, ainda que não demonstre, Bayonetta começa a se apegar à Cereza. A garotinha por sua vez, constrói uma amizade com Luka, que acredita que Bayonetta também destruiu a vida dela e assassinou seus pais, tal como fez com o próprio jornalista. De qualquer forma, é a própria Cereza que, ao encantar seus óculos, faz com que Luka veja além de sua realidade, enxergando pela primeira vez os anjos-soldados enquanto os mesmos batalham com Bayonetta no Purgatorio; e assim, Luka descobre a verdade sobre a morte de seu pai.

Luka And Cereza

 rediconAo presenciar Bayonetta em ação diversas vezes enquanto protegia sua própria versão mais jovem; Cereza passa a admirar a protagonista, acreditando ainda que ela é sua mãe, Rosa. Desde então Cereza deseja ser como ela: poderosa e destemida. Cereza chega até a imitar as poses de Bayonetta, e a partir disso é de onde podemos especular como a protagonista adquiriu sua personalidade perversa e maliciosa.

 rediconOutro ponto interessante que colide com o presente a partir do que Cereza presencia quando é deslocada de sua linha temporal; é o fato do gatinho que ela sempre carrega com ela se chamar Cheshire, o mesmo apelido que ela própria, crescida e como Bayonetta, concede a Luka.

Cereza imitating Bayonetta

 rediconBayonetta conversa com Cereza em determinado ponto, e a garotinha lhe mostra o seu Relógio Umbra, que ganhou de sua mãe de aniversário. A bruxa então passa a recuperar parte de suas memórias neste evento, mas é aqui também que ela diz à sua própria versão em forma de criança; que ela deve nunca temer a nada e nem ninguém, e deve a todo custo, guardar o que lhe é mais precioso perto do coração. É por isso que, mais tarde, quando Cereza se torna uma poderosa Bruxa Umbra, ela utiliza seu Relógio Umbra acoplado à sua roupa, próximo aos seios, ou seja, o tesouro que ganhou de sua mãe, próximo de seu coração.

 rediconMais tarde, Bayonetta se perde de Cereza e ao seguir seus rastros, confronta Jeanne. A protagonista reavive outra parte de suas memórias após a luta. Contudo, seu verdadeiro potencial como sendo o Olho Esquerdo ainda permanece adormecido. O Velho Balder, já sem paciência, bombardeia o local onde as sobreviventes do clã Umbra batalham e Jeanne é dada como morta.

Bayonetta versus Jeanne

 rediconAo finalmente confrontar o Velho Balder, Bayonetta reencontra a pequenina Cereza com ele e descobre que toda a Ilha Del Sol faz parte do processo para ressuscitar Jubileus, a Criadora. Para piorar, o Velho Balder construiu ainda uma estatua gigante à imagem da deusa em uma seção isolada de Paradiso, alocada dentro de uma torre no centro da ilha.

 rediconAinda com a pequena Cereza adormecendo em seus braços, o Velho Balder revela ainda que Os Olhos do Mundo são na verdade a essência dos poderes de Jubileus, o que não é mentira de certa forma. Se os Olhos do Mundo foram reunidos, os poderes de Jubileus irão reacender e possuir a estatua, concedendo-lhe vida entre os humanos. O Velho Balder vem investindo em uma forma de garantir energia de ponta, capaz de alocar poderes infinitos para lhe ajudar na ressurreição de Jubileus, e assim, a partir disto ela possa recriar o universo à imagem do antigo mundo.

Cereza And Balder

 rediconA fonte de energia que o Velho Balder criou para a estátua de Jubileus consiste parcialmente de sangue de bruxas antigas, cujos corpos foram roubados de suas tumbas. A estátua está ainda acoplada a um foguete, que será lançado quando os Olhos do Mundo se reunirem, permitindo assim que Jubileus ao alcançar o espaço, possa recriar o cosmo como ela quiser.

 rediconO Velho Balder e Bayonetta então lutam enquanto Cereza jaz adormecida após a longa revelação. Quando o último dos Sábios Lumen é derrotado, Bayonetta usa o mesmo dispositivo que Balder usou para retornar Cereza ao seu devido tempo, deixando-a em sua própria cama enquanto a garotinha ainda está adormecida, e lhe dizendo serenamente que tudo não passou de um sonho.

 redicon Bayonetta diz ainda à Cereza, sem lhe revelar o que a aguarda no futuro; para a pequenina ser forte, concedendo assim a sua própria forma ainda criança, a força necessária para lutar. Cereza cresce a partir disso uma garota determinada a aprender as habilidades da escuridão e, além disso, passa a treinar secretamente com sua única grande amiga, Jeanne.

 rediconVivenciar este déjà vu ao viajar brevemente ao passado, contudo, faz Bayonetta acordar o Olho Esquerdo da Escuridão que ela carrega em seu ser.

 rediconO Velho Balder se aproveita do momento crítico em que Bayonetta está; acordando tamanho poder em seu corpo; e finalmente a captura, fazendo-a se juntar a ele. Os dois Olhos do Mundo então, juntos, são alocados na estatua de Jubileus e o evento conhecido como Festival da Ressurreição finalmente tem início.

Jubileus's Eyes

 rediconO foguete então parte rumo ao espaço e quando tudo parece perdido, Jeanne revela estar viva. Ela usou o poder da jóia vermelha que selou as memórias e os poderes de Bayonetta e tamanha capacidade contida na pedra acaba por livrá-la da influência do Velho Balder, além de reascender seus poderes de Bruxa Umbra.

Godess Rocket

 redicon Determinada e agora livre, a herdeira do clã das bruxas faz o impossível para salvar sua irmã Umbra e deter a ressurreição da aberração que o último dos sábios chama de Criadora.

 redicon Quando Jeanne alcança Bayonetta, a bruxa de branco arranca sua amiga do Olho Esquerdo da estátua onde a bruxa de preto foi colocada. Bayonetta então acorda e junto ascende seu poder. Antes de supostamente morrer novamente, Jeanne ainda lhe dá um último incentivo, livrando-a do medo de seu fardo e lhe concedendo então, a força que ela precisava para enfrentar seu destino.

 rediconJubileus então, absorve apenas aos poderes do Olho Direito, ou seja, o Velho Balder, e assim finalmente a deusa acorda. Contudo, por possuir apenas os poderes da luz em sua ressurreição, isto cria uma instabilidade no balanço natural de sua criação.

Jubileus Ressurected

 rediconBayonetta então batalha contra Jubileus e para lhe ajudar a vencer, Jeanne reaparece e as duas juntas invocam a Rainha Sheba. O soco da governadora de Inferno é tão forte que arranca fora a alma de Jubileus da estátua. Sua projeção espiritual é então arremessada através do espaço e consumida pelas chamas do Sol.

 A rediconprotagonista e Jeanne então cuidam do que sobrou de Jubileus, destruindo a estátua antes que ela atinja a Terra e aniquile os humanos. O final do game mostra um enterro, que supostamente é de Bayonetta. Quem está fazendo a reza é Jeanne.

 redicon Quando anjos surgem novamente, Bayonetta então acorda e levanta do caixão, reclamando que estava apenas tirando uma soneca. A eterna luta entre a bruxa e os Lagunas prossegue, só que desta vez ela tem sua amiga de longa data e irmã Umbra, Jeanne ao seu lado, para ajudá-la em suas aventuras. Aqui acaba o primeiro jogo.

Bayonetta 1 Ending

blueicon O segundo game começa mostrando o Velho Balder sobrevivendo à queda da estátua de Jubileus, apenas para segundos depois perecer para sempre, exclamando que sua amada criança no fim, cumpriu o que lhe prometeu. Uma projeção espiritual tenta neste momento, sair de seu corpo, mas o Velho Balder o segura e afirma que o espírito que tenta lhe deixar, irá sucumbir junto com o último dos sábios Lumen. E assim acontece.

Balder Dying

blueicon Retornando ao evento que alterou as linhas temporais, ou seja, o evento da morte de Rosa; vimos que o Jovem Balder é tragado para outra linha temporal. Aqui descobrimos que ele é invocado para o tempo presente do segundo game.

Loptr And Balder

blueicon O Jovem Balder ressurge no topo da montanha sagrada de Fimbulventr, o local de onde Aesir costumava vigiar o mundo. Loptr, a mesma figura que assassinou Rosa, se manifesta em uma forma (geométrica) conhecida como Profeta; e assim, oferece ajuda ao ultimo dos sábios Lumen, para que Balder possa vingar seu amor e trazer justiça ao responsável. Sem desconfiar que o verdadeiro culpado estava bem à sua frente todo o tempo, o Jovem Balder aceita o auxílio da manifestação espiritual.

blueicon A contraparte maligna de Aesir, Loptr, culpa sua metade boa, Loki, pela morte de Rosa. O Jovem Balder a partir de então veste uma máscara e passa a ser conhecido como o Lumen Mascarado, e passa a perseguir Loki.

Masked Lumen

blueicon Enquanto isso, Bayonetta e Jeanne estão fazendo compras para o Natal e notam que, desde a derrota de Jubileus, ambos os lados dos demônios e dos anjos andam muito quietos. Todavia, as notícias e jornais mostram ao contrário, comentando de desastres naturais que começaram a acontecer com certa freqüência no mundo dos humanos.

Bayonetta 2

blueicon Quando um avião descontrolado aterroriza o local onde Bayonetta e Jeanne estão, pacificamente fazendo suas compras, as duas logo percebem que aquilo não é nenhum desastre natural, e sim os Lagunas aprontando no Purgatorio.

blueicon Infelizmente, após a batalha ter fim, Bayonetta percebe que o balanço dos poderes entre os três reinos da Trindade se tornou instável. Isto é mostrado quando a bruxa de preto invoca Gomorrah, um dos demônios com quem fez um pacto, para finalizar com anjo-soldado da Hierarquia dos Lagunas; e logo após o inimigo/chefe ser derrotado, Gomorrah se liberta da influência de Bayonetta e tenta atacá-la.

Gomorrah

blueicon Neste momento, Jeanne intervém e salva sua amiga, mas o ataque de Gomorrah deixa o corpo da bruxa de cabelos brancos em estado de quase morte, e como parte do contrato entre bruxas e demônios, sua alma é tragada para o Inferno. A bruxa de cabelos negros não perde tempo e luta contra o próprio demônio que um dia a serviu, vencendo-o em uma batalha épica nos céus da cidade.

Jeanne Being Hit

blueicon Ao conversar com Rodin em seu bar, os Portões do Inferno; o negociador de armas explica que Jeanne ainda tem uma chance, pois é preciso certo tempo para uma alma ser totalmente absorvida em outro reino. Bayonetta então pergunta se a verdadeira entrada para o Inferno, localizada na montanha de Fimbulventr; poderia ser usada para salvar Jeanne. Mesmo sem querer dar falsas esperanças para a bruxa de cabelos negros, Rodin deixa o corpo de Jeanne seguro em seu bar e entrega à Bayonetta, o relógio Umbran da bruxa de cabelos brancos. Desta forma, a protagonista terá uma noção de quanto tempo de vida sua amiga ainda tem.

Jeanne's Umbra Watch

blueicon Inicia-se então a jornada de Bayonetta até a montanha de Fimbulventr para resgatar a alma de sua amiga Jeanne. É aqui que bruxa começa a, inconscientemente, envolver-se no esquema de Loptr, a metade má de Aesir.

blueicon Com a ajuda de Enzo, Bayonetta chega até Noatun, a cidade que fica logo abaixo da montanha. Lá, a protagonista conhece Loki. O garoto parece estar perdido, no sentido de não se lembrar muito sobre seu passado e explica para a bruxa, que ela precisará dos conhecimentos dele para chegar até Fimbulventr, e assim, Bayonetta acaba por fazer um acordo com o garoto, prometendo proteger Loki em troca da ajuda dele para chegar ao seu destino.

Enzo

blueicon A jornada é cheia de perigos e diversos anjos aparecem para tentar impedi-la. Todavia, Bayonetta logo percebe que a atenção dos anjos-soldados e também do Lumen Mascarado que sempre aparece em seu caminho; é totalmente voltada a Loki. Eles desejam assassinar o garoto-guia ainda mais do que matar a bruxa Umbra.

blueicon Luka também aparece uma vez mais, envolvido nesta aventura, apenas para conseguir um furo de reportagem. É ele quem conta a Bayonetta sobre a lenda de Aesir.

Luka 2

blueicon Eventualmente, Bayonetta e Loki conseguem alcançar os verdadeiros Portões do Inferno e encontram então, o Lumen Mascardo outra vez, mas desta vez ao lado de uma projeção espiritual de Loptr, ou seja, o Profeta. A protagonista batalha contra Loptr/Profeta, que parece saber a verdade sobre a misteriosa identidade de Loki, enquanto que o próprio garoto-guia, tenta sobreviver às investidas do Lumen Mascarado.

Loki

blueicon Loptr provoca Bayonetta a usar seu poder de Orientador da Escuridão (concedido a ela por causa do Olho Esquerdo) para ver a verdade por trás de Loki, e em uma tentativa de fazer com que protagonista também se volte contra o garoto-guia, tal como ele fez com o Lumen Mascarado; a projeção espiritual em forma geométrica mostra à Bayonetta uma visão do passado, usando seu poder profético, a Memória do Tempo.

blueicon No flashback, Bayonetta vê novamente o evento da Caça às Bruxas, ficando chocada em descobrir que seu pai não foi o responsável pela tragédia, e que ele na verdade, foi usado pelos anjos de Paradiso. Balder ainda tentou salvar sua amada Rosa, mas nesta mesma visão, Bayonetta vê como sua mãe morreu, sendo atingida no coração por uma carta mágica – o mesmo poder que Loki utiliza. Todavia. a protagonista também avista a sombra que supostamente assassinou sua mãe, e percebe que o símbolo a brilhar na testa do algoz é diferente da que Loki carrega.

blueicon A partir disto, Bayonetta resiste e não acredita no que vê. Paralelamente, quando o Lumen Mascarado está prestes a atacar Loki, ele utilizar suas cartas para abrir os verdadeiros Portões do Inferno e todos são tragados para lá.

True Gates of Hell

blueicon Quando Bayonetta acorda, ela percebe que possui pouco tempo para resgatar Jeanne e se apressa, percorrendo Inferno o mais rápido possível. Com a ajuda de Rodin, a protagonista e o negociador adentram uma espécie de palácio feito de plantas carnívoras. Os dois entram em certo conflito quando encontram ambos o seu alvo, um demônio chamado Alraune. Rodin a quer para criar uma nova arma, e Bayonetta deseja derrotá-la para salvar sua amiga Jeanne, cuja alma está sendo devorada pela demônia em questão.

Alraune

blueicon A briga entre Bayonetta e Alraune é intensificada quando a inimiga revela ter uma rixa com Madama Butterfly, o demônio patrona da protagonista. Ocorre então a batalha entre as duas e após resgatar a alma de Jeanne e dar seu golpe final, Bayonetta é impedida por Rodin. A alma de Jeanne é resgatada e eventualmente ela se reúne com seu corpo.

Jeanne's Soul

blueicon Com a missão completada, Bayonetta volta sua atenção a procurar por Loki. Quando a protagonista encontra o garoto, ele está sendo novamente atacado pelo Lumen Mascarado, que revela sua identidade durante a batalha – o Jovem Balder. Bayonetta não diz nada neste momento para não criar um paradoxo temporal.

blueicon O Jovem Balder e Bayonetta lutam, porém, Loki ressurge e aparentemente, ao ter de volta suas memórias, ele inconscientemente libera uma grande onda de energia. Como ele tem o poder soberano sobre os Olhos, acaba por enviar Bayonetta e o Jovem Balder de volta a Caça às Bruxas, 500 anos antes dos eventos do primeiro game. Os dois retornam a Vigrid, mas pousam em lugares separados.

Paradiso

blueicon Em seu percurso, Bayonetta reencontra sua mãe, Rosa. As duas não conversam, talvez para não criar um paradoxo, mas Rosa parece reconhecer sua filha.

blueicon Durante a interminável batalha contra a horda de anjos, Rosa e Bayonetta alcançam o ponto de encontro que havia sido previamente combinado, a Torre do Relógio. Mas ela é destruída como é mostrado no primeiro game.

Rosa Meets Bayonetta

blueicon Sem tempo para respirar, Rosa e Bayonetta são atacadas novamente e o local onde elas estão é destruído. Então, enquanto Jeanne e a jovem Bayonetta lutam de um lado da colina descendo aos escombros da Torre do Relógio, Rosa e a atual Bayonetta se juntam do lado oposto, descendo aos escombros da colina. Ambas as duplas precisam, além de sobreviver à queda, batalhar também com os anjos que não as deixam em paz (esta é a cena de abertura do segundo game).

blueicon Em determinado momento da queda, a atual Bayonetta conhece Loptr em sua forma comum. O garoto tenta rapidamente convencer a bruxa de que ele é Loki, mas a protagonista percebe o jogo dele e os dois então lutam. Mesmo sobrevivendo à batalha e também à queda, Bayonetta acaba sendo atingida por uma explosão e cai próxima do Vale Crescente. Ela encontra o jovem Balder e os dois, em suas formas de bestas (pantera e lobo, respectivamente) correm até o santuário do local.

blueicon Eles acabam adentrando juntos ao santuário e encontram Rosa e outras bruxas Umbra, já mortas sobre o chão e a figura de Loptr.

Rosa Is Dead Again

blueicon O Jovem Balder novamente presencia a morte de sua amada em seus braços, mas desta vez Bayonetta intervém e chama a atenção de seu pai para a marca que o assassino de Rosa possuía em sua testa – uma diferente da que Loki possui.

blueicon Antes então que sua forma jovem adentre o santuário e assim, crie um paradoxo temporal; Bayonetta se apressa e cria um portal para que ela e o Jovem Balder retornem ao tempo presente. Os dois se juntam a partir deste ponto e com a ajuda de Jeanne, que ressurge nova em folha e dirigindo um jato, a bruxa e o sábio partem rumo à montanha de Fimbulventr.

blueicon Enquanto isso, com a ajuda de Luka, Loki é levado até o topo da montanha. O jornalista tem êxito em sua missão, porém, é atacado pela projeção espiritual de Loptr, o Profeta. Quando Bayonetta e o jovem Balder chegam ao seu destino, os dois presenciam o Profeta/Loptr tomando os poderes do garoto Loki.

Fimbulventr

blueicon O Profeta/Loptr então explica que ele e Loki são as duas metades da mesma alma que, juntas, dão forma ao poderoso Aesir. Ele também conta sobre a lenda do Governador do Mundo do Caos (mundo dos humanos) e revele que seu plano, desde o começo era atrair Loki até ele, e para isso, manipulou o jovem Balder e Bayonetta a ajudá-los. Assim, Loptr teria no fim todas as partes do seu plano, reunidos em um só lugar e aguardando para retornarem ao seu verdadeiro merecedor: a metade boa Loki e ambos os Olhos do Mundo, Bayonetta e Balder.

Prophet

blueicon Infelizmente, em uma tentativa de salvar o corpo de Loki, que mesmo sem seus poderes ainda está vivo, o jovem Balder é atacado e o seu poder, o Olho Direito, é tomado por Loptr. Bayonetta então luta contra Loptr, mas eventualmente seu Olho Esquerdo também é tomado. Loptr então, com todo o poder que lhe é por direito seu, acaba se transformando em Aesir. Mas o Jovem Balder e Bayonetta não se rendem tão facilmente e batalham contra o deus.

blueicon Loki se dá conta que os poderes de Aesir são o “nada”. Então, pelo fato do deus do caos ter a habilidade de apagar qualquer coisa do mundo se assim ele quiser; Loki usa os poderes que ainda lhe restam para destruir a existência dos Olhos do Mundo, que estão sob controle de Loptr.

Omne

blueicon Com uma ajuda de Loki, que usa os poderes que lhe sobraram para destruir os Olhos do Mundo; Loptr/Aesir retorna a sua forma original e Bayonetta e Balder; juntam seus poderes para invocar a Rainha Sheba e Jubileus, fundidas em um só corpo. A forma hibrida das deusas atinge Loptr com tamanha força que sua alma se separa de seu corpo. Sua forma material é lançada pelos céus, apenas para ser devorado por Gomorrah, um demônio que Jeanne rapidamente invoca em cima de seu jato, e destrói por fim, o corpo de Loptr.

Jeanne 2

blueicon Todavia, a alma de Loptr ainda permanece vivo, tamanho é seu poder. Ele abre um portal e tenta escapar para o reino dos espíritos, e assim renascer em outro corpo e colocar seu plano novamente em prática no futuro. O jovem Balder, no entanto, intervém e possui a alma de Loptr em seu próprio corpo, para não deixar que ele possa concretizar seus planos. Bayonetta pede a Balder para não fazer isso, e Loki clama que o sábio está absorvendo puro veneno em seu corpo.

blueicon O jovem Balder ainda assim não desiste e absorve a alma de Loptr. Antes de retornar ao seu tempo (500 anos antes dos eventos do primeiro jogo), Balder revela que sabia sobre Bayonetta ser sua querida filha Cereza o tempo todo, e pede a ela que a chame de “papai” pelo menos uma única vez. Ele ainda faz Bayonetta lhe prometer que, não importa como, se ele sair de seu caminho, será ela quem irá detê-lo.

Young Balder

blueicon Quando Balder finalmente some, Bayonetta lamenta que ele não foi o verdadeiro culpado pelos eventos com Jubileus também. Enquanto isso, Loki se despede de Bayonetta e desaparece, deixando em aberto se eles um dia ainda irão se reencontrar se ele renascer em um novo corpo.

blueicon Dias se passam desde os eventos em Fimbulventr e Bayonetta e Jeanne estão novamente fazendo compras. Bayonetta então se dá conta que ela esqueceu completamente de Enzo, e pouco tempo depois, ele reaparece em seu avião sendo perseguido por anjos. Jeanne e Bayonetta novamente juntam seus poderes para encarar outra horda de anjos em meio à cidade.

Bayonetta 2 Ending

grayicon O game acaba mostrando o jovem Balder, em sua linha temporal original (500 anos antes do primeiro game). Por estar em seu próprio tempo, ele reascende o poder do Olho Direito uma vez mais e coloca uma máscara que cobre metade de seu rosto, se tornando assim, o vilão que conhecemos no primeiro game.

Bad Balder

E aí, conseguiu entender tudo agora?

Tenho que concordar que a história não é o forte da série Bayonetta. Mas é louvável o cuidado que os produtores tiveram com o background de toda a história e em especial, em criar este efeito full circle com os dois jogos, justificando até um pouco mais o motivo do primeiro game vir junto com o segundo, caso você compre a cópia física do jogo. Com isso fica a dúvida: se houver um terceiro título, o que será que eles podem abordar agora que os Olhos do Mundo foram destruídos? Deixe seus comentários e especulações! E não deixe de ler nossa análise de Bayonetta 2!

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)