Pergunte a qualquer colecionador de games o que ele mais deseja: provavelmente a resposta seria ter todos os jogos do mundo. Porém, essa é uma realidade um pouco distante. Na tentativa de resolver isso, ou pelo menos tentar, lhes trago um review do Everdrive-MD v3.

Ok amigos, eu sei que não é o mesmo que ter um cartucho original, com estojo e manual, mas pelo menos você vai poder jogar seus joguinhos favoritos, no seu console preferido, exatamente como no passado. Não se trata, teoricamente, de emulação.

O Everdrive-MD é obra de um hacker europeu denominado Krikzz, que desenvolveu um cartucho onde você pode inserir ROMs para que seu console leia como qualquer fita do formato tradicional. A vantagem é que, num simples cartão SD de 2 GB, você coloca toda a biblioteca do Mega Drive e ainda sobra espaço. Além disso, esse aparato dos deuses permite também aplicar cheats nos jogos e rodar games hackeados que, por serem fruto de violação de direitos autorais ou mesmo pelo tamanho de suas ROMs, jamais veriam a luz do dia. Observe alguns exemplos:

Hacks com o excelente Ultimate Mortal Kombat Trilogy:

O curioso Virtua Fighter 2 vs. Tekken 2:

Ou ate mesmo o #BIZARRONÃOÉADJETIVOSUFICIENTE, Top Fighter 2000 MK VIII, ode você pode ver um embate entre a lenda do Boxe, Muhammad Ali, Goku e o astro da NBA Michael Jordan:
https://www.youtube.com/watch?v=Gpofs9oSBok

Tudo isso de forma bastante simples e intuitiva: basta espetar seu cartão de memória em um computador e copiar as ROMs, organizando-as da forma que lhe for mais conveniente. Eu gosto de separar em pastas, por ordem alfabética. Depois, é só correr pra jogatina nostálgica.

Ou não. Apesar do Overdrive-MD v3 ser compatível com 99% da biblioteca do Mega Drive, ainda encontrei dificuldade em achar ROMs funcionais para o sistema. Baixei dois sets completos, um apenas com jogos americanos e outro com jogos de todas as regiões. O problema é que, a menos que você encontre um conjunto preparado exclusivamente para o dispositivo (se encontrar, me mande o link ;-)), vai perder muito tempo testando as ROMs que funcionam e deletando as que não. Preguiçoso que sou, não fiz isso até agora, nem pretendo.

Outro recurso interessante é que o Everdrive-MD v3 inclui compatibilidade automática com jogos que têm salvamento no cartucho. No Mega Drive, não são muitos, mas é um recurso essencial em títulos como Sonic 3. Cocê termina a jogatina, desliga o console e quando carrega o jogo novamente, estão lá seus dados. Porém, nada de “save state”, já que, como dito, não se trata de emulação e os títulos rodam a partir do hardware original.

Existe também a possibilidade de rodar jogos de Master System direto do Everdrive-MD v3, sem a necessidade daquele saudoso adaptador.

E para fechar com chave de ouro, ele também é compatível com jogos de 32x, a fracassada tentativa da SEGA de estender a vida do Mega Drive. Mas nesse caso, você vai precisar ter o acessório, que não é muito fácil de achar e bem carinho. Honestamente, acho dispensável, pois ele tem poucos jogos bons, principalmente. Não vale a pena.

Falando dos aspectos visuais, o Everdrive-MD v3 é idêntico a um cartucho de Mega Drive, porem com um corte na parte de cima para inserir o cartão SD. Ele é revendido em diversos sites pela internet. Adquiri o meu eu pelo site Stone Age Gamer. Eles disponibilizam desde uma versão mais simples, apenas com o placa do cartucho, até uma edição de luxo com estojo, manual, adesivos e um cartão SD. Os preços variam de U$77,99 a U$ 114,99, ou seja, de R$ 210 a R$ 310. Pois é, não é muito barato, mas na minha opinião, valeu muito a pena.

O Everdrive-MD foi pensado para quem gosta de ter a experiência de jogar no console, que é diferente da emulação, desde aspectos técnicos como som e imagem, até o mais subjetivo como ver o video game funcionando, seu controle, sentar em frente à TV e etc. Atualmente, estudo a compra do SD2SNES, a versão para Super Nintendo do Everdrive. Mas se você achou este produto caro, sente-se antes de ver o preço da versão para o console da Nintendo.

O preço dos dois acessórios, de acordo com o criador, se deve à complexidade de torná-lo compatível com todos os chips extras do SNES, como o FX, DPS e MODE7. Mas em breve, se minha situação financeira permitir, vocês verão a analise dele aqui. Nos vemos mais adiante.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)