A decisão da EA Sports de lançar FIFA 15 para Wii, e não para o Wii U, pode ter soado estranha para muita gente. E foi justamente essa uma das questões que o NGP fez a Gilliard Lopes, produtor do game, durante a Brasil Game Show 2014. Segundo ele, trata-se de uma questão puramente de mercado, após uma análise ter mostrado que não era viável desenvolver e produzir uma versão do game para o mais recente console da Nintendo.
A decisão já vem de outros anos, e FIFA 14 também não foi lançado para a plataforma. “Não enxergamos que os fãs querem jogar no Wii U. Eles não compram o console e preferem outras plataformas”, disse. Na sequência, explicou que a única maneira de viabilizar um lançamento seria realizar uma cópia da edição anterior do game, o que para a EA Sports, não é uma opção.
Por outro lado, o Wii continua sendo uma boa alternativa justamente por sua base instalada. Apesar de estar no mercado há oito anos e contar com gráficos bastante defasados em relação às gerações mais recentes, a empresa ainda enxerga que existe uma base sólida de fãs da plataforma. “[Muitos] jogadores compraram FIFA 14 no console e sinalizaram para a gente que também querem [a sequência]”, afirmou.
Mesmo deixando o Wii U de fora, porém, Lopes frisa que a Nintendo continua sendo uma parceira importante da Electronic Arts e que a empresa torce muito pelo sucesso de todas as companhias do mercado. Esse fator auxilia a desenvolvedora a manter sua natureza eclética, com centenas de pessoas em grupos de trabalho diferentes, produzindo versões mobile e tradicionais dos games da companhia.
Você confere a entrevista completa com Gilliard Lopes ainda nesta semana, aqui no NGP. O produtor comentou também sobre a recepção do público brasileiro ao título, as influências da Copa do Mundo nas vendas e também o posicionamento da EA para levar a série FIFA ao mundo dos e-sports. Fique ligado.