Uma parceria entre a Polyphony Digital e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) transformou Gran Turismo 6 no primeiro título certificado por um órgão da categoria, confirmando a profundidade da simulação do título em relação às pistas reais contidas nele, por meio da comparação de dados de telemetria e segurança. As informações foram publicadas no blog oficial do PlayStation.
A ideia, na realidade, é uma iniciativa da FIA para entrar no mundo dos e-Sports e organizar seu primeiro campeonato online oficial, a ser realizado no ano que vem em Gran Turismo 6. Trata-se de uma iniciativa bastante modernosa para uma instituição constantemente criticada por seu tradicionalismo, que multa pilotos e membros de equipe sempre que eles decidem por alguma atitude mais ousada ou diferente do “normal”.
Mais do que isso, para a Polyphony, a parceria significou o acesso a dados oficiais de telemetria, que melhorarão ainda mais a sensação de velocidade e realismo não apenas em Gran Turismo 6, mas também nos próximos títulos da franquia. A ideia é proporcionar uma experiência a mais próxima possível da real, tornando o jogo mais acessível e reconhecível para os fãs.
Serão três etapas: nacional, regional e internacional, com países participantes ainda a serem divulgados. A partir delas, os melhores pilotos do mundo serão escolhidos em diversas modalidades disponíveis no game, com o grande vencedor recebendo um troféu e prêmios em dinheiro na FIA Prize Giving Ceremony.
É coisa séria: o evento anual é realizado em Monaco ou Paris e é a entrega oficial das homenagens aos pilotos de todas as categorias oficiais da FIA. Ou seja, ao lado dos campeões da Fórmula 1, por exemplo, estará um jogador de Gran Turismo 6.
Para o produtor e criador da franquia, Kazunori Yamauchi, essa é a maior conquista já obtida pela Polyphony desde o começo de tudo e apenas solidifica ainda mais Gran Turismo como um dos principais jogos de corrida do mundo.