Não deu para Destiny, o novo Call of Duty e muito menos para GTA V na nova geração. O game mais vendido no Brasil em 2014 não foi nenhum dos grandes lançamentos que muitos imaginavam. Isso porque, apesar da enxurrada de grandes títulos no período, o grande campeão de vendas foi FIFA 14.
A revelação foi feita pelo Gfk, uma empresa especializada em pesquisa de mercado, e pegou todo mundo de surpresa exatamente por se tratar de um jogo lançado em 2013. E as razões para esse incrível resultado são bastante compreensíveis.
Como o UOL Jogos aponta, por ser um título razoavelmente “velho”, o preço de FIFA 14 se torna bastante atraente para os fãs do esporte — um fator que ajudou Pro Evolution Soccer 2014, também de 2013, a ocupar o terceiro lugar no ranking de vendas. Assim, por um valor bastante convidativo e disponível tanto para a antiga quanto para a nova geração, ele acabou ganhando novo gás.
Além disso, não podemos nos esquecer que o fato de ele estar disponível nas prateleiras desde o início do ano passado ajudou a manter os números altos. Afinal, como um Far Cry 4 ou mesmo um Assassin’s Creed: Unity, ambos lançados em novembro, poderiam bater de frente com algo que estava sendo ofertado desde janeiro?
Outro ponto que ajudou não apenas FIFA 14, mas os três primeiro colocados na lista do Gfk, foi a paixão do brasileiro por futebol e aquela bela ajuda que foi a chegada da Copa do Mundo por aqui. Com o país respirando bola nos seis primeiros meses do ano, era natural que veríamos FIFA 14, FIFA 15 (que foi a líder de vendas na nova geração) e PES 2014 reinando nas lojas. FIFA World Cup 2014: Brazil ficou em sétimo.
Com isso, o Top 10 do Brasil em 2014 foi:
- FIFA 14
- FIFA 15
- Pro Evolution Soccer 2014
- Grand Theft Auto V
- Minecraft
- Call of Duty: Ghosts
- FIFA World Cup 2014: Brazil
- Watch Dogs
- Assassin’s Creed IV: Black Flag
- Battlefield 4
Um fato curioso é que oito dos dez jogos listados são sequências ou parte de grandes franquias e as duas únicas exceções, Minecraft e Watch Dogs, vieram acompanhados de muito hype desde seu anúncio.
Vale lembrar ainda que esse número se refere apenas às vendas físicas, uma vez que a Gfk analisa somente uma parte do mercado formal, ou seja, as lojas digitais não entram nas contas.
Outros números
Mas os resultados da Gfk foram além de mostrar o poder de empresas como a Electronic Arts e Ubisoft no Brasil. O relatório da empresa, conforme relatado pelo UOL, apontou um crescimento de 14,3% nas vendas de jogos em relação a 2013, com um faturamento de 6,5% melhor.
E esses aumentos são bem significativos. Como explica o executivo da companhia, Oliver Römerscheidt, 2014 trouxe um desempenho melhor do que o ano anterior, que teve recordes de vendas com a chegada de The Last of Us e GTA V.