O grande clássico do mundo dos jogos de futebol está prestes a recomeçar. Pro Evolution Soccer 2018 chega no dia 12 de setembro para PC e consoles com apenas duas semanas de vantagem em relação a seu competidor, FIFA 18. Mas para a Konami, não se trata apenas de uma questão de timing – a empresa confia no poder dos conteúdos dedicados para, mais uma vez, conquistar o mercado e chegar à glória.
Conforme apresentado pelo country manager da marca para o Brasil, Anibal Vera, esse é um sucesso refletido em números. Em um breve painel realizado no Geek City, evento de cultura pop que aconteceu no último final de semana em Curitiba (PR), ele revelou que a franquia Pro Evolution Soccer é a líder do mercado de futebol no país, uma liderança que vem sendo ampliada ano após ano. E o segredo, segundo o executivo, está nas exclusividades.
Anibal Vera, da Konami, em painel no Geek City 2017.
“O foco no Brasil é o grande responsável pelas boas vendas [da série por aqui] mesmo em tempos de crise”, explicou Vera, em entrevista a jornalistas. A ultrapassagem de Pro Evolution Soccer sobre FIFA aconteceu em 2016, o segundo ano em que a franquia contou com exclusividades de times nacionais – o Corinthians e o Flamengo, especificamente – e o primeiro de parceria com a CBF.
Na sequência, os números só cresceram e, em 2016, PES conquistou uma fatia de 55% do mercado nacional do gênero. Com mais anúncios do tipo e um foco cada vez maior no Brasil, a expectativa da Konami é aumentar o domínio cada vez mais. “Capas e conteúdos exclusivos fizeram uma diferença enorme, assim como as campanhas de marketing dedicadas ao Brasil”, completou.
Apesar de a liderança somente ter sido atingida nos anos recentes, o trabalho de localização não é de hoje. Muito pelo contrário. Vera cita a Konami como uma das pioneiras desse tipo de trabalho, com Pro Evolution Soccer sendo uma das primeiras franquias a, ainda em 2011, apostar em textos em português brasileiro e narrações nas mãos de cronistas de renome, como Silvio Luiz e Mauro Beting, que permanece até hoje na série.
O contínuo investimento nesse aspecto permitiu a ascensão da Konami mesmo após os problemas de 2014, com uma versão de qualidade duvidosa que fez com que FIFA obtivesse nada menos do que 65% do mercado nacional. O trabalho de renovação, agora, gera seus frutos, e mesmo em meio a uma recessão econômica, Pro Evolution Soccer continua vendendo, e muito bem, obrigado.
Além disso, entra em jogo a questão do preço, com uma política agressiva para manter os lançamentos abaixo da marca dos R$ 200. “Somente a Konami e as first parties, como Sony e Microsoft, foram capazes de manter os valores na faixa dos R$ 199 para a atual geração. Enquanto isso, a maioria dos outros lançavam games a R$ 250 e até R$ 280”, lembra. “O jogador percebe isso, junto com todo o trabalho dedicado ao Brasil.”
Indo onde o povo está
Ajuda muito, também, o fato de Pro Evolution Soccer ser uma das poucas franquias grandes a ainda apostarem na velha geração de plataformas, que ainda contam com expressiva penetração no Brasil. De acordo com números da consultoria IDG, são, hoje, quase 10 milhões de PlayStation 3 em operação no Brasil, ao lado de mais oito milhões de Xbox 360, enquanto a somatória dos video games da atual geração não chega a cinco milhões.
Mesmo assim, Vera enxerga que a tendência de lançamento para os aparelhos antigos está com os dias contados. “As novidades para PlayStation 3 e Xbox 360 devem diminuir cada vez mais”, aponta. “Esse é um processo natural e que acontece em qualquer indústria. Hoje, o foco da Konami está no PS4 e Xbox One.”
Tudo isso, claro, sem esquecer do PC, também. Para alegria dos fãs, Pro Evolution Soccer 2018 será o primeiro cuja versão para computadores terá visuais, recursos e conteúdo equivalentes às edições para consoles. Mais uma vez, para o executivo, isso tem a ver com o foco aprimorado realizado pela desenvolvedora.
“Neste ano, tivemos uma divisão melhor dos recursos [para desenvolvimento], enquanto os números mostraram que o PC tem uma representatividade enorme, e vai continuar crescendo”, explica. O executivo garante que os fãs não perdem por esperar, com Pro Evolution Soccer 2018 sendo a melhor versão da série já lançada para os computadores.
Respirando o futebol
O crescimento do mercado brasileiro levou a Konami a investir fortemente em nosso país, trazendo times com exclusividade e também a íntegra do Campeonato Brasileiro. É, como aponta a própria companhia, o título mais completo para quem é fã do esporte bretão por aqui, mas tudo é feito a partir de mãos japonesas, com uma produção acontecendo completamente na Terra do Sol Nascente.
Aqui, para Vera, o segredo está no fato de que todos os envolvidos no desenvolvimento de Pro Evolution Soccer são apaixonados por futebol. Por mais que estejam inseridos na cultura do Japão, eles assistem a partidas e acompanham times de tudo o mundo. “Depois, é só uma questão de espelhar a realidade em um jogo, com foco total no esporte, sem esquecer, é claro, de ouvir o que a comunidade tem a dizer”, explicou o executivo.
Nem mesmo o mais cuidadoso dos trabalhos, entretanto, poderia prever uma mudança que balançou o mercado da bola nos tempos recentes. Enquanto todo o trabalho de marketing de Pro Evolution Soccer 2018 foi baseado em uma parceria de anos com o Barcelona, o que permitiu que Neymar estampasse todo o material promocional, o jogador brasileiro foi contratado, em meados de agosto, pelo Paris Saint-Germain. A mudança aconteceu pouco mais de um mês antes do lançamento do game.
“Tivemos que correr atrás e trabalhar em atualizações para corrigir o conteúdo. O timing foi bem complexo”, contou Vera. Na recente demonstração de PES 2018, lançada na última semana para os consoles, Neymar ainda aparece no elenco do Barcelona – e com destaque, para piorar tudo. O executivo confirma que a escalação será atualizada, mas não respondeu quando isso vai acontecer nem se o game chegará às lojas com o craque ainda constando entre as estrelas do time catalão.
Como o caminho da Konami parece ser de expansão e aprimoramento, soa óbvio que mais exclusividades virão no futuro. Neste ano, clubes internacionais receberam o que pode ser chamado de “tratamento de luxo”, tendo não apenas atletas, uniformes e estádios convertidos para o game, mas também detalhes como corredores internos, gritos de torcida e atmosfera ganhando versões virtuais.
Será que o mesmo também pode acontecer com equipes brasileiras, principalmente aquelas que já firmaram exclusividades com a franquia? “Sim, mas não posso contar”, foi a enigmática resposta de Vera, indicando que, para o futuro, PES deve continuar a ser a franquia com a maior quantidade de conteúdo dedicado ao Brasil.
Pro Evolution Soccer 2018 chega no dia 12 de setembro ao PC, PlayStation 4 e Xbox One, além de contar com versões PS3 e Xbox 360.