A mudança de engine e desenvolvedora fará com que, efetivamente, duas versões “diferentes” de Forza Horizon 2 cheguem ao mercado em 20 de setembro. A palavra é do diretor criativo do título, Ralph Fulton, que explicou ao DigitalSpy o que exatamente significa esse desenvolvimento combinado entre duas companhias diferentes.
De acordo com ele, a ideia geral não é que se trata do “mesmo jogo em duas plataformas”, e sim, “dois jogos com a mesma temática”. No Xbox One, Forza Horizon 2 vai usar o motor gráfico de Forza Motorsport 5 e contará com funções impossíveis de existirem no Xbox 360, que repetirá o sucesso de seu antecessor e vai utilizar a engine do primeiro Horizon.
Um exemplo disso é o sistema de clima dinâmico, com efeitos climáticos sendo aplicados em tempo real enquanto o jogador dirige pelo festival que dá cenário ao game, agora realizado na Europa. Além disso, Forza Motorsport 5 utilizava um sistema chamado Drivatar, que utiliza o poder do cloud computing e a análise de dados de todos os jogadores do mundo para alterar a inteligência artificial dos oponentes controlados pelo computador, diminuindo as barreiras entre a jogatina online e desconectada.
Fulton não entrou em detalhes específicos, mas são essas algumas das funções que podem acabar sendo exclusivas do Xbox One, sem dar as caras em seu irmão de velha geração. Mesmo assim, explica ele, se tratam de títulos que se passam no mesmo universo e que compartilham os mesmos temas, sendo assim, os jogadores não devem sair perdendo no que toca a experiência, independente de qual versão escolherem jogar.
Forza Horizon 2 é um título exclusivo para os consoles da Microsoft e faz parte de uma subfranquia da marca de simuladores, investindo em uma jogabilidade mais próxima do arcade.