Após uma polêmica envolvendo a Microsoft e o Machinima sobre uma campanha oculta de divulgação do Xbox One, o YouTuber Boogie 2988, conhecido pelo personagem nervoso Francis, foi um dos primeiros vloggers a falar sobre o assunto. Segundo ele, esse tipo de negócio é comum no site de vídeos e ele próprio já participou de divulgações desse tipo.

Mostrando-se claramente nervoso e afirmando que falar sobre o assunto provavelmente o custaria a perda de dinheiro com publicidade, Boogie afirma que esse tipo de negociação é comum entre os grandes produtores de conteúdo. Além disso, não entendeu porque os termos do contrato foram considerados controversos, uma vez que são comuns entre a comunidade. Para ele, tratos desse tipo movem boa parte da cobertura de games do YouTube, principalmente quando se trata de canais maiores, mas nem metade deles aceitam termos obscuros.

Sobre uma possível falta de ética decorrente de propostas do tipo, o produtor afirmou que já deixou de realizar análises de jogos recebidos de empresas quando eles eram considerados ruins. Boogie também disse já ter recusado contratos com termos absurdos e que, ao participar de campanhas de publicidade, sempre tentou deixar claro para seus espectadores que o vídeo faz parte de uma série de propagandas.

Boogie também disse que as próprias networks incentivam seus afiliados a participarem de esquemas do tipo, tentando-os com o dinheiro envolvido. Para muitos produtores, afirmou, a transparência não é um fator importante nem necessário, o que leva a uma proliferação de campanhas como essas, que acabam ferindo a comunidade como um todo.

No início da semana, documentos revelados pelo site Ars Technica mostraram que a Microsoft estaria oferecendo dinheiro a produtores de conteúdo em troca de publicidade. Para participar da campanha, porém, os vloggers não poderiam falar mal do Xbox One ou de seus games nem revelar ao público que seus vídeos sobre o assunto eram propagandas pagas.

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