O fim de jogos online é sempre muito triste. Por mais que muitos títulos, na cabeça da maioria dos jogadores “já vão tarde”, sempre existem os fãs, e qualquer decisão arbitrária desse tipo é capaz de deixar até mesmo uma parcela micro de usuários na mão. São estes, também, que realizam projetos para ressuscitar a arquitetura conectada de alguns games por meio de servidores privados, mas muitas vezes, acabam esbarrando em dificuldades de desenvolvimento, travas colocadas pelas desenvolvedoras e, em alguns casos, até mesmo acabam acusados de quebrar leis de direitos autorais.

A Electronic Frontier Foundation, uma entidade dedicada à proteção da liberdade de expressão na era digital, quer mudar esse cenário. Em um pedido oficial registrado junto ao Congresso dos Estados Unidos, o órgão pede que uma exceção à essa regra seja aplicada a jogos que tiveram seus sistemas online desligados, para que a funcionalidade deles possa ser restaurada e mantida pelos próprios fãs caso as empresas responsáveis não desejem mais fazer isso.

A EFF usa o Nintendo DS e alguns de seus principais jogos, como Mario Kart, como exemplos. A empresa utiliza protocolos proprietários para realizar a conexão e a autenticação online, e realizar a engenharia reversa em tais sistemas poderia colocar os responsáveis em maus lençóis, judicialmente falando. A ideia é que esse temor não exista mais.

O pedido também abrange games single player que se tornaram inacessíveis devido à falência de empresas ou o desligamento dos servidores. Nesse caso, o pedido é para que grupos de especialistas tenham permissão para circundar o DRM online aplicado e liberar novamente o acesso.

No final das contas, o objetivo é nobre: garantir que os jogos permaneçam para sempre como foram criados, para fins de estudo, coleção ou simplesmente experimentação. Para a EFF, não existe nenhuma perda financeira na modificação de tais leis de direitos autorais, que já são válidas para outros produtos de mídia e, por razões desconhecidas, não servem para games.

O problema ganhou bastante evidência neste ano, quando o encerramento dos serviços do GameSpy matou permanentemente a conectividade online de games da série Crysis, Battlefield 1942 e outros, além de deixar o Nintendo Wii e o DS permanentemente offline. Caso o pedido da EFF seja acatado, porém, eles podem, um dia, voltarem a ter internet.

Com informações do Ars Technica.

Tags:

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)