Quem ainda não experimentou pode imaginar que FIFA World, jogo grátis da EA Sports para PCs, é apenas uma demo do FIFA 14 tradicional ou que se trata de um título com recursos e qualidade bem inferiores ao jogo lançado ano passado. Mas não, muito pelo contrário. O game é a prova que um jogo free-to-play pode ser muito bom e dar aos jogadores aficcionados pela franquia da EA e por games de futebol uma experiência bacana do melhor jogo de futebol da atualidade.
O jogo traz os modos mais aclamados de FIFA 14 como grande carro chefe: o Ultimate Team e as Temporadas Online. O primeiro funciona da mesma forma que o original, onde você monta seu time através da compra de jogadores, itens consumíveis e pacotes para criar a malhor equipe possível baseando-se no sistema de entrosamento do modo. Aqui, há a possibilidade de se disputar partidas offline para acumular moedas, mas o foco são as competições online, onde o jogador vai subindo ou descendo de divisão de acordo com o desempenho.
As Temporadas Online como o próprio modo diz, trazem apenas jogos e torneios conectador. O sistema também envolve subir e descer de divisão de acordo com o desempenho, e quanto mais o jogador se aproxima da elite, maior é o nível dos jogadores que estão disputando aquela temporada.
O jogo entretanto, não traz opções de Temporadas Offline, Modo Carreira, amistosos single player ou o Match Day. O foco é realmente a competição online.
Comparando com o FIFA 14 tradicional, FIFA World deixa a desejar em poucos, porém relevantes, aspectos. Para jogadores que querem uma experiência mais profunda, modos como o Carreira e o Match Day fazem bastante falta. Outro ponto é a impossibilidade de se jogar com joystick (até o momento que a análise foi escrita, pelo menos, já que aparentemente a EA está trabalhando para corrigir esse problema), o que prejudica um pouco a jogabilidade, principalmente na hora de realizar dribles ou movimentos mais precisos, como cobrança de faltas e cruzamentos.
Apesar disso, o jogo conta com todos os times que estão presentes no FIFA 14, traz gráficos equivalentes e ainda as diversas opções de idiomas, que colocam Tiago Leifert e Caio Ribeiro na narração dos jogos em português.
O jogo foi analisado em um PC com processador Intel Core i5 de 2.3ghz, 8GB de memória RAM e placa de vídeo dedicada de 1GB. Em momento algum apresentou travamentos ou lentidões.