O Ouya acabou de ganhar um concorrente de peso e ele vem pelas mãos do próprio Google. Durante o I/O, sua conferência anual para desenvolvedores, a empresa anunciou o lançamento oficial do Android TV, sua plataforma de entretenimento que tem, como não poderia deixar de ser, um grande foco no segmento de games.

A empresa está criando parcerias com fabricantes para criar produtos baseados na tecnologia que, acompanhados de um joystick, poderão tornar a jogatina mobile mais “convencional”, exatamente como funciona em consoles de mesa. Com navegação por voz, botões e direcionais, títulos como Modern Combat, Flappy Bird e outros poderão ser jogados na televisão.

Uma demonstração do sistema foi feita por Dave Burke, diretor de engenharia do Google, utilizando NBA Jam como exemplo. Enquanto ele próprio jogava utilizando um joystick, um amigo utilizava um tablet, cuja tela foi transformada em um controle virtual. E essas são apenas duas opções de comandos possíveis já que, de acordo com a empresa, jogos compatíveis poderão usar até mesmo os sensores de movimento dos aparelhos, mais ou menos como no Nintendo Wii.

Google anuncia seus próprios consoles com sistema Android

Pouco após a apresentação, a Razer se posicionou como uma das primeiras empresas a criarem um “microconsole” baseado na Android TV. Com suporte também à oferta de entretenimento, mas foco em games, o dispositivo teve uma única imagem divulgada e mais nenhum detalhe, como preço, data de lançamento ou especificações.

Para o Google, trata-se de mais do que a concretização de um desejo antigo de entrada no mercado de jogos eletrônicos. É também uma declaração direta de guerra contra o Fire TV, da Amazon, outro set-top box que chega com sistema operacional proprietário e forte suporte a games e entretenimento. A varejista, cada vez mais, trabalha para se posicionar no mercado de eletrônicos com sua oferta de tablets, e-readers e, recentemente, smartphones. Só que, dessa vez, ela terá uma grande concorrência pela frente.

E falando em concorrência, durante o I/O, o Google também apresentou seu comprometimento com o desenvolvimento de jogos, apresentando novas tecnologias que prometem ampliar significativamente o potencial gráfico do Android. Com melhorias na utilização de GPU e uma utilização mais eficiente de recursos, a promessa é a mesma de sempre: trazer gráficos semelhante aos dos consoles e PCs para a palma das mãos dos usuários.

Com informações do Polygon e Gizmodo.

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