É um misto de crítica e ideia de verdade. Mas, acima de tudo, é uma grande empresa endossando uma ideia que eu, em particular, concordo: você não deveria gastar dinheiro com equipamentos de realidade virtual. Para garantir a maior economia possível para seus usuários no uso dessa tecnologia, o Google está apresentando o projeto Cardboard, que transforma qualquer celular em um aparato VR. Trata-se de algo com cara de piada, mas que é bem real.
Trata-se de um dispositivo altamente versátil, que pode ser moldado ao gosto do usuário e modificável de maneira simples, apenas com o uso de ferramentas como elásticos, tesouras, cola e fica adesiva. Você pode acoplar o headset a um cosplay, por exemplo, e andar por aí chamando a atenção de todos por diversos motivos diferentes.
E o melhor de tudo: o dispositivo nem mesmo será vendido nas lojas. Você não precisa esperar um lançamento, já que o projeto Cardboard é totalmente gratuito e pode ser baixado em seu site oficial. Na sequência, basta imprimir implementar o molde em papelão no material específico e criar seu próprio headset seguindo as instruções. O item mais difícil de se obter, porém, são as lentes, que devem ter uma distância focal de 40 mm.
O projeto Cardboard funciona com um aplicativo específico, que traz versões exclusivas de apps como o Google Earth, Maps, YouTube e Street View, todos já reformulados para a realidade virtual. E mais devem vir no futuro, já que a empresa convida os desenvolvedores parceiros a criarem novas soluções para o dispositivo.