Uma informação de ponta de livro está deixando muita gente com a pulga atrás de orelha. É que ali, no meio dos requisitos de sistema, está uma notinha que indica que Grand Theft Auto V pode exigir conexão online para verificação de que a cópia realmente é original, um método que, normalmente, atrapalha a vida de quem adquiriu o título original mas não atrapalha em nada os pirateiros.

GTA 5 para PCs pode ter aquele DRM que todo mundo odeia

Vamos primeiro aos fatos. Ali, meio escondido entre os requisitos de sistema do game, a Rockstar afirma que GTA 5 também vai precisar de uma conexão online para ativação, jogatina online e “verificação periódica de propriedade”. A empresa não se pronunciou sobre o assunto, mas pelos comentários da própria revelação dos requisitos, bem como em diversos outros cantos da internet, muita gente já se estressa e questiona a desenvolvedora sobre o que exatamente isso significa.

Em teoria, é aquele DRM que todo mundo detesta, exigindo a presença de uma conexão online mesmo durante a jogatina offline. De tempos em tempos, o game se conecta aos servidores da Rockstar para garantir que a cópia executada é realmente legítima e, caso essa verificação seja malsucedida, o acesso ao título é interrompido.

A crítica geral, na maioria das vezes, se relaciona aos usuários que não possuem internet. Eles, pobrezinhos, não teriam acesso ao game. Só que, tirando raros casos, eles não poderiam mesmo jogar Grand Theft Auto V, um game que terá distribuição majoritariamente digital. Ou seja, se você baixou o game pelo Steam, é óbvio que você tem internet. E se está reclamando nos fóruns sobre o sistema de DRM, obviamente, também possui acesso. Se você fica sem acesso constantemente, desculpe falar, mas a culpa não é da Rockstar…

Em menor número, porém, aparecem críticas quanto à saúde dos servidores e é, aqui sim, que ela faz sentido. Será que a infraestrutura da empresa seria capaz de suportar tantas conexões sucessivas e simultâneas, inevitáveis em um game tão esperado? Caso a resposta seja negativa, muita gente vai ficar impossibilitada de jogar, e essa, sim, é uma preocupação real. Estranhamente, porém, não parece ser a principal delas, já que o altruísmo a favor de quem ainda não tem internet em casa parece prevalecer nas discussões.

Por enquanto, a Rockstar não se pronunciou sobre o assunto, e sendo uma empresa tão conectada à sua comunidade de fãs, a adoção de um sistema de DRM desse tipo parece estranha. GTA 5 chega aos PCs em março, mas quem sabe, a gente escute mais sobre o assunto antes disso.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)