O Natal dos gamers está chegando. Na próxima semana, o Los Angeles Convention Center, nos EUA, abre mais uma vez suas portas para a E3, que nesta edição vai acontecer entre os dias 11 e 13 de junho. Será uma feira um tanto diferente das anteriores, com conferências normalmente mornas ganhando um bocado de força e, também, a ausência de uma grande e clássica figura.
O NGP, claro, estará em cima de tudo, com transmissões ao vivo e vídeos especiais com a cobertura completa. A feira, em si, começa no dia 11, mas a ação de verdade tem início já em 8 de junho (ou antes mesmo disso), com eventos e pré-conferências que mostram um pouco do que está por vir nos próximos meses e anos para a indústria de joguinhos.
Quer saber de tudo, acertar o relógio e não perder nada? Então acompanhe o nosso guia; ele tem todas as datas, horários e informações sobre a cobertura.
Agenda de conferências
Quinta, 6 de junho
13h, Google Stadia
“Algumas notícias não podem esperar até a E3”, disse a Google ao anunciar o primeiro Stadia Connect, conferência em que revelaria as informações concretas sobre o lançamento de seu serviço de cloud gaming. Se o futuro dos games é a nuvem, então, ele está próximo de nós.
Data, jogos iniciais e disponibilidade são os assuntos a serem tratados aqui, no que podemos chamar de pré-pré-conferência. Acima de tudo, fica a grande pergunta: quando será a vez do Brasil experimentar esse futuro?
Domingo, 9 de junho
17h, Microsoft
A responsabilidade de abrir a agenda efetiva de conferências da E3, desta vez, é da Microsoft, que em 2019, reina praticamente soberana como uma das grandes companhias do evento. E é hora, justamente, de falar de grandiosidade. A promessa oficial é de 14 títulos novos de desenvolvedoras first party, além do anúncio oficial do Game Pass para PCs, trazendo o elogiado serviço a uma nova plataforma. Isso sem falar em figurinhas carimbadas como Gears of War 5, Ori and the Will of the Wisps e o eternamente aguardado Battletoads.
A ideia, entretanto, é que a Microsoft pode até mesmo ir além e, possivelmente, nos brindar com uma pequena olhada sobre a nova geração de plataformas. A próxima era do Xbox está próxima, com possível lançamento já no final do ano que vem, e não há momento melhor do que a E3 2019 para mostrar esse poder todo aos jogadores pela primeira vez.
21h30, Bethesda
O dia começa com um grande nome e segue com outro. A Bethesda vem para a E3, como sempre, apoiada na força de suas grandes franquias e com outras expectativas importantes. Uma olhada na nova geração, por exemplo, pode acontecer com mais uma amostra de The Elder Scrolls VI, enquanto esta ainda estará muito bem representada com jogos como Doom Eternal e Wolfenstein: Youngblood.
Para a empresa, é também o momento de se redimir, após o difícil lançamento de Fallout 76. Será que a Bethesda ainda tem lenha para queimar na atual era de plataformas? A conferência na E3 2019 é, justamente, o local para mostrar isso.
23h, Devolver Digital
Caso o show de insanidades e críticas ácidas à indústria não seja suficiente para te convencer a dar uma atenção à Devolver, vamos deixar uma verdade aqui: vieram das mãos dela dois dos melhores games do ano, incluindo uma das notas 10 deste ano aqui no NGP. E na conferência deste ano, mais uma vez, estaremos diante da curadoria apurada da distribuidora e, também, de sua insanidade completa.
Nina Struthers retorna em uma versão, aparentemente, cibernética para apresentar “as práticas antiéticas dos games do futuro, só que agora”. É uma conferência que fecha o primeiro dia de apresentações da E3 2019 com alguns anúncios de games (ou não), uma olhada em títulos já revelados (ou não) e, com certeza, um alto nível de humor corrosivo, junto com litros e litros de sangue. Bem do jeito que a gente gosta.
Segunda, 10 de junho
14h, PC Gaming Show
Você pode até pensar que o segundo dia de pré-conferências da E3 2019 vai começar tranquilo, mas é melhor refletir novamente. Neste ano, a PC Gaming Show chega a Los Angeles apoiada pela Epic Games, em uma parceria inédita que coloca uma conferência que foge do usual ao lado de uma empresa que quer ser a maior no ramo da distribuição digital de games para computador.
Mais uma vez apresentada por Sean Plott, o Day[9], e Frankie Ward, a conferência voltada para os PCs já conta com algumas presenças confirmadas, com desenvolvedores como Chucklefish, Digital Extremes, Modus Games e Annapurna dando as caras para mostrar mais sobre jogos já anunciados e revelar novos títulos que podem dar as caras também nos consoles em um futuro nada distante.
17h, Ubisoft
Uma abertura festiva, muito tiroteio e possíveis retornos de personagens consagrados são apenas algumas das expectativas para a conferência da Ubisoft na E3 2019. A empresa mais feliz do mundo dos games chega a Los Angeles com muitas de suas surpresas já reveladas e, também, promessas de grandes atualizações de conteúdo para títulos que continuam verdadeiros sucessos entre os jogadores.
Entre novidades para Ghost Recon Breakpoint, Assassin’s Creed Odyssey, Rainbow Six Siege, For Honor e Trials Rising, veremos Watch Dogs: Legion nos levando a Londres. Será que vai rolar também um novo episódio do credo dos assassinos, agora na era viking? E, acima de tudo, será que Sam Fisher vai voltar neste ano?
22h, Square Enix
O dia termina com expectativa e, também, garantias. Falar de Square Enix na E3 2019 é falar, também, do remake de Final Fantasy VII, apenas uma das presenças confirmadas na apresentação da empresa, que promete fechar o primeiro dia de pré-conferências com um estouro.
Mas não apenas de Cloud e Sephiroth vai viver a empresa. Já temos confirmadas, também, novidades sobre o jogo dos Vingadores e pelo menos um novo título, Outriders, que promete nos levar em um mundo de mistério, criogenia e ficção científica. E esse é só o começo, já que três games, nem de longe, vão preencher o tempo que a Square tem para nos apresentar suas novidades.
Terça, 11 de junho
13h, Nintendo
Junto com a abertura dos portões do Los Angeles Convention Center, a Nintendo também inicia sua série de transmissões ao vivo com mais uma apresentação da série Direct. Doug Bowser deve preencher o espaço deixado por Reggie Fils-Aimé e dar o pontapé inicial em um dia de torneios, novidades e, claro, anúncios de jogos.
Luigi’s Mansion 3, o remake de The Legend of Zelda: Link’s Awakening, Animal Crossing e Astral Chain são apenas alguns dos nomes que devem dar as caras no evento, juntamente com as expectativas de sempre, como o novo Metroid, títulos independentes e muito mais. A Nintendo costuma entregar suas empresas e monopolizar as atenções no primeiro dia de E3 aberta e a expectativa é que, em 2019, não vá ser diferente.
Bingo da E3
Mais uma vez, em 2019, temos a nossa tradicional cartelinha do bingo da E3 com as principais expectativas, zoeiras, esperanças e amores da audiência do NGP. Baixe o arquivo acima para acompanhar com a gente o que está por vir, será que desta vez vamos conseguir completar tudo?
Outras empresas
A Sony, em uma decisão inédita e que chamou a atenção de muita gente, anunciou que, pela primeira vez na história, não vai participar da E3. Em 2019, a empresa disse que vai priorizar outras ocasiões para apresentar seus conteúdos, além de focar nas próprias transmissões do State of Play para demonstrar suas novidades.
Enquanto isso, novos nomes devem aparecer na feira, com apresentações um tanto fora do usual. A Netflix, por exemplo, estreia na E3 com um papo dedicado a adaptações de seus shows originais para os games e vice-versa, com destaque para The Witcher, Magic e um título baseado em “Stranger Things”. Ainda não temos confirmação sobre a transmissão ao vivo deste painel, mas se for possível, a vontade é de cobrir tudo ao vivo.
Outros velhos conhecidos, como Bandai Namco, Rockstar, Activision e Capcom, mais uma vez, não realizarão conferências próprias, preferindo mostrar suas novidades em seus estandes ou junto às apresentações das majors. No site oficial da ESA, que promove a E3 2019, você confere uma lista de todas as empresas que estarão presentes na feira.
Resumos, informação, especiais e muito mais!
Como sempre acontece, a cobertura do NGP não se resume apenas às transmissões ao vivo das conferências. Quem perder as apresentações e não tiver tempo para assistir tudo na íntegra pode contar, como sempre, com os nossos resumos, que trazem o que rolou de melhor de cada um dos grandes nomes da E3 2019.
Além disso, ao longo de toda a semana, você confere vídeos especiais com grandes novidades do evento, gameplays ao vivo caso rolem demonstrações de jogos e, também, comentários sobre tudo o que está acontecendo em Los Angeles. Vale a pena se inscrever desde já em nosso canal no YouTube, já que ele, como sempre, será o centro de toda a nossa cobertura.