Um hacker francês chamado Jordan Rabet, vulgo Smealum, afirma ter sido o primeiro a desbloquear de maneira eficiente o Nintendo 3DS, abrindo as portas do console para a execução de softwares não licenciados e, como consequência, também para a pirataria. A vulnerabilidade foi descoberta a partir do game Cubic Ninja, lançado em 2011 pela Ubisoft.

Quem acompanha esse mundo sabe que, muitas vezes, falhas de segurança em jogos são utilizadas para realizar a abertura nos firmwares do console. Foi o que aconteceu com o Wii com o famoso “Twilight Hack” e, agora, a exata mesma ação pôde ser realizada no Nintendo 3DS por meio do puzzle game. A brecha funciona em qualquer modelo do portátil e deve ser lançada no próximo final de semana.

Desde já, porém, Smealum afirma que está trabalhando seu conceito para garantir que apenas a execução de homebrews – aplicativos não licenciados e jogos desenvolvidos externamente – possam ser usados no console, e não os famosos flash cards de pirataria. Mas é claro que, uma vez disponível na internet, o mesmo recurso será usado também pelos bucaneiros.

Não se sabe exatamente como o exploit funciona, mas desde já, os preços de cópias usadas de Cubic Ninja estão disparando. O game obscuro e com média 51 no Metacritic era vendido por valores abaixo dos US$ 3. Agora, uma pesquisa rápida no eBay mostra que o cartucho chega a valores absurdos, na casa dos US$ 100, com muitos vendedores já exaltando a “capacidade” dele de liberar o Nintendo 3DS.

Por enquanto, a Nintendo não se pronunciou sobre o assunto. As informações são do Polygon.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)