Sabe aquela brincadeirinha que você faz no Facebook de um amigo, quando ele deixa a rede social logada e sai da frente do computador? Alguém decidiu pregar a mesma peça em grandes empresas durante a gamescom e o resultado foi uma “invasão” às contas oficiais no Twitch de Microsoft, Sony e a e-Sports League (ESL).
Como fruto do acesso não-autorizado, highlights das conferências e apresentações por streaming foram alterados com títulos ofensivos, racistas e cheios de palavrões. Além disso, rolaram provocações relacionadas à exclusividade de Rise of the Tomb Raider, além de vídeos alterados como se fossem anúncios de jogos fictícios, como Gears of War e Fallout.
As empresas não se pronunciaram oficialmente sobre o assunto, mas segundo o Twitch, não se trata de uma brecha de segurança. Pelo contrário, o serviço de streaming acredita se tratar de um descuido, com alguém tendo acesso a computadores logados nas contas durante a gamescom, em salas de imprensa ou estandes.
Como a brecha foi descoberta durante a madrugada desta sexta (15), no fuso horário alemão, o Twitch decidiu tomar uma medida preventiva e ocultar todas as gravações disponíveis nos canais das empresas afetadas. Além disso, disse estar trabalhando junto com elas no bloqueio de títulos ou gravações ofensivas.
Com informações do Polygon.