Os jogadores de World of Warcraft podem ter enfrentado dificuldades para acessar o game durante a madrugada desta sexta-feira (14). A Blizzard confirmou a realização de um ataque de negação de serviço à sua infraestrutura, que atingiu principalmente os servidores da Europa e Estados Unidos, em um golpe que teria se originado na China.
De acordo com as informações do fórum oficial, a situação está se normalizando aos poucos, mas os jogadores ainda devem encontrar latência ou sentir uma redução no número de jogadores presentes no mundo. Além disso, filas maiores podem ocorrer na entrada para os servidores, uma situação que vem se acumulando desde as primeiras horas da manhã e deve se dissipar aos poucos.
O golpe vem em um momento bem pouco oportuno, já que a Blizzard acaba de lançar a expansão Warlords of Draenor para seu principal game. Os servidores da empresa, inclusive, já vinham enfrentando lentidões associadas ao download do conteúdo, e a coisa só ficou pior depois que o ataque de DDoS ocorreu.
Esse tipo de golpe envolve o envio de dezenas de milhões de solicitações simultâneas a um mesmo servidor, de forma que ele caia diante do intenso volume de acessos. Normalmente, porém, isso acontece por meio de redes de computadores zumbis, com usuários nem sabendo que suas máquinas estão infectadas e sua internet está sendo usada para tais fins.
A Blizzard espera que a situação se normalize nas próximas horas e pede desculpas e paciência aos jogadores.